Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Como cuidar da relva do seu jardim: contextualização
Cuidar da relva do seu jardim ou propriedade além de ser uma tarefa doméstica é cada vez mais um prazer. Primeiramente, para um relvado se manter denso, verde e flexível, é preciso alimentá-lo, regá-lo, limpá-lo de detritos e ervas mortas e de vez em quando introduzir ar no solo, sobretudo depois do uso intensivo e do desgaste do Verão.
Contudo, o corte é a tarefa mais importante e deve ser levada a cabo regularmente enquanto a erva está a crescer.
Cortar a relva-uma forma de cuidar da relva
O corte regular aumenta a densidade do relvado. Por essa razão, corte pouco e com frequência, não reduzindo o comprimento das lâminas de relva em mais de um terço de cada vez. Se deixar a relva crescer à vontade e depois cortá-la drasticamente, a qualidade do relvado diminui.
A relva cresce mais depressa em condições húmidas e quentes, caso em que um relvado fino deve ser cortado duas a três vezes por semana. Para um relvado utilitário um corte semanal é em regra geral suficiente. Lembre-se de que relvas de folhas ásperas não podem ser cortadas rente. No tempo quente e seco, corte com menor frequência e deixe-as crescer mais do que o habitual, para conservarem humidade. Não deite fora as aparas: junte-as à pilha de composto, excepto nas primeiras duas a três vezes que cortar após ter aplicado um herbicida.
Cortar a relva com frequência é fundamental (Fonte da imagem: PngImg.com)
Máquina de cortar relva
Limpe sempre a máquina de cortar a relva depois de a usar,retirando as ervas e limpando a lâmina com um trapo molhado em óleo. Todas as máquinas trazem instruções, por isso leia-as. Lubrifique regularmente as peças da máquina e mantenha a lâmina afiada. É fácil remover as lâminas de uma máquina rotativa e afiá-las com uma pedra de amolar ou uma lima. Há dispositivos próprios para afiar as lâminas das máquinas de cilindro,mas o seu sucesso é variável. Mande amoldar as lâminas a um profissional, nalguns modelos podem ser substituídas.
Indicações e altura a que deve cortar a relva
Alturas a que deve cortar
Corte a alturas diferentes consoante a estação. Se a relva está muito comprida, suba a lâmina ao máximo e vá baixando gradualmente nos cortes seguintes. Os ajustamentos sazonais das lâminas são essenciais. É fácil subir e baixar as lâminas da maioria das máquinas de cortar a relva, para facilitar a tarefa e obter um resultado mais bonito.
Relvado de grande qualidade(altura em mm)
- Inverno: 15mm
- Primavera/Outono: 8mm
- Verão: 6mm
Relvado utilitário(altura em mm)
- Inverno:30 mm
- Primavera/Outono: 25mm
- Verão: 2omm
Conselhos úteis
- Corte a relva na Primavera, no Verão e no Outono e por vezes no Inverno, se a relva estiver a crescer;
- Não corte o relvado se ele estiver molhado ou gelado, nem durante períodos de seca no Verão;
- Deve retirar os montes de terra feitos por minhocas, pois se achatados sufocarão a relva;
- Recolha as aparas. Se as deixar sobre o relvado, atrairão minhocas e os respectivos montes de terra. A excepção é o Verão,altura em que pode deixá-las a cobrir o solo,para reter a humidade;
- Num relvado rectangular, corte primeiro uma faixa em cada extremo e depois corte uma faixa ao meio. Corte cada metade como se fosse um relvado rectangular;
- Se a máquina se avariar enquanto estiver a ser utilizada, desligue-a da tomada de corrente antes de ver o que se passa;
Aprender a tratar do relvado do seu jardim é algo que só se consegue com muita prática. Não tenha medo de errar, com o tempo tudo melhora(Fonte da imagem: https://www.bosch-garden.com/pt/pt/aparelhosdejardim/art-lawn-care.jsp)
Cuidar da relva: que máquina devo escolher?
Resumidamente, deve escolher uma máquina de cortar relva adequada às dimensões e ao seu tipo de relvado. Há modelos que tem um cesto de recolha e outros trituram as aparas e devolvem-nas ao solo. Escolha uma máquina grande com bastante capacidade, mas antes de comprar certifique-se de que consegue usá-la e que tem onde a guardar. Se for preciso subir degraus, escolha uma leve.
As máquinas de cortar relva eléctricas
As máquinas eléctricas são leves e úteis para relvados que ficam perto de casa ou de uma tomada de corrente. Use sempre máquinas com um interruptor, faça o cabo passar pelo seu ombro e não corte relva molhada. As máquinas e a gasolina são mais pesadas mas não têm o problema dos cabos,por isso são ideais para relvados grandes. Os modelos rotativos a gasolina podem cortar relva molhada. Uma boa máquina a gasolina dura uma vida se fizer uma manutenção cuidada.
Tipos de máquinas
-
Máquinas rotativas
São excelentes para relvados utilitários e relva comprida;algumas têm um dispositivo para triturar as aparas. Os cortadores de relva flutuantes são máquinas rotativas que se movem sobre uma almofada de ar; o esforço é mínimo e são úteis para margens íngremes. Afine regularmente as lâminas. As lâminas rotativas cortam a altas velocidades. As lâminas rombas rasgam em vez de cortar, tornando as extremidades das relvas acastanhadas.
- Tractores corta-relva
São úteis para relvados extensos,com mais de 0,1ha de superfície. No entanto, é preciso um local seguro para os guardar e com fácil acesso ao relvado. É o tipo de máquina usado para a relva fina em faixas.
Para melhores resultados,invista num modelo com 6 ou mais lâminas; são ideais para relvados pequenos pois são mais leves do que os modelos motorizados. Todos os corta-relvas devem ser regularmente revistos e as suas lâminas afiadas. Este tipo de tractores é muito utilizados em áreas extensas e é uma forma muito válido de como cuidar da relva cuidadosamente.
- Máquinas de aparar orlas
Este tipo de máquinas são úteis para a relva comprida e casos em que a relva confina com um muro.
Nalguns casos, a cabeça pode ser colocada de modo a aparar as orlas verticalmente. Lembre-se,não as use junto a uma árvore,pois o fio de nylon danificará a casca, o que pode ser fatal.
Devem ser feitos ajustes sazonais na altura das lâminas da máquina consoante o crescimento e desenvolvimento da relva (Fonte da imagem: Bosch Garden Tools)
Quer aprender mais dicas de como cuidar correctamente da sua relva? Veja a segunda parte desta temática aqui.