O Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, disponibilizou um montante total de 35 milhões de euros para apoiar jovens agricultores. Trata-se de verbas disponibilizadas através do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, distribuídas por 2 avisos, cujos prazos de candidatura terminam a 8 de Novembro.
Um dos avisos contempla uma verba de 20 milhões de euros, distribuída por diversos sectores da seguinte forma:
Fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas
O objectivo destes apoios é fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva agroindustrial, potenciando a criação de valor, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, a produção de bens transaccionáveis e a internacionalização do sector e também assegurar a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho.
Território continental
É abrangido todo o território nacional do continente, sendo elegíveis investimentos nas explorações cujo valor total seja superior a 25 mil euros. Os apoios são concedidos a fundo perdido até 700.000 euros por beneficiário e sob a forma de subvenção reembolsável entre este valor e um limite máximo de cinco milhões de euros.
O segundo aviso destina-se a financiar o prémio à instalação. São 15 milhões de euros para atribuir a Jovens Agricultores, tendo por base o objectivo de rejuvenescer o sector através do rejuvenescimento das empresas agrícolas e aumentar a atractividade do sector aos jovens, promovendo o investimento e a participação no mercado.
O Estatuto de Jovem Agricultor abrange jovens com idades entre os 18 e os 40 anos, que tenham a agricultura como actividade profissional. As candidaturas deverão ser submetidas através de formulário electrónico, disponível no portal do PDR 2020, aqui.
Agricultura e Mar Actual