A Associação Portuguesa de Horticultura organiza, a 8 de Abril, no Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, o I Encontro Nacional de Estudantes de Horticultura, uma reunião para discutir a transição entre a formação académica e o desempenho profissional na Engenharia Agronómica aplicada às cadeias de valor hortícolas.
“É um contacto entre estudantes, que perspectivam carreiras na horticultura, e os profissionais, sob a égide da APH”, dizem os organizadores.
O evento destina.se a todos os estudantes do ensino superior, ao nível de licenciatura ou mestrado, que perspectivam carreiras na área da horticultura (senso lato), incluindo horticultura herbácea, fruticultura, viticultura, olivicultura e horticultura ornamental. E também aos participantes na competição 24 Horas de Agricultura – 2016, a decorrer, também no ISA, de 9 a 10 de Abril.
A horticultura (sentido lato) é o principal e “o mais competitivo sector da agricultura portuguesa, com um valor agregado superior a 3 mil milhões de euros. As cadeias de valor hortícola – hortaliças, fruta, vinha e vinho, olival e azeite, flores e outras plantas ornamentais – são exigentes do ponto de vista técnico e requerem dos profissionais uma preparação especializada”, diz a APH.
Aquela associação acrescenta que a horticultura “gera oportunidades profissionais excelentes para os futuros engenheiros agrónomos. A sofisticação tecnológica e a exigência dos negócios hortícolas exigem uma elevada proficiência técnica. A formação de base é importante para os futuros profissionais mas, por si só, está longe de ser suficiente”. “O futuro da horticultura portuguesa depende da preparação dos futuros profissionais. O desempenho dos profissionais e o desempenho da horticultura estão interligados, para o melhor e para o pior”, diz a organização do Encontro.
Programa
Recepção dos participantes
14:30-15:00
Boas vindas e Kick off
Domingos Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Horticultura
15:00-16:00
Recursos humanos nas empresas – a perspectiva dos gestores de recursos humanos
Rita Frutuoso Melo, A Padaria Portuguesa
Manuel Sousa Antunes, UNEEQ Consulting Group
16:00-16:30
Intervalo com café
16:30-17:30
Preparação dos engenheiros agrónomos – a visão dos estudantes
Moderador: José Pedro Pereira, IAAS
– Universidade de Évora
– Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
– Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém
– Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra
17:30-18:30
Competências para o desempenho – a visão dos profissionais
Moderador: Rui Matias, Associação AlumnISA
Humberto Teixeira, Grupo Hubel
António Saraiva, Companhia das Lezírias
Sandra Tavares da Silva, Wine & Soul
18:30-19:00
Conclusões e encerramento
Relator: António Monteiro, Associação Portuguesa de Horticultura