O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, defende que a produção de leite assume “um eixo estratégico” para continuar a distinguir os Açores como uma região “produtora de excelência”.
Para o governante, a produção leiteira é uma aposta estratégica das políticas públicas da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, principalmente devido à sua sustentabilidade ambiental futura, ao seu potencial de fixação de pessoas, à sua riqueza gerada, e à sua capacidade de desenvolver outras actividades económicas.
O governante falava na sequência do Curso de Formação Base em Bovinicultura de Leite, ministrado pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, que decorreu recentemente e que envolveu 15 formandos.
Esta acção formativa destinou-se a quem pretende candidatar-se ao PRORURAL+- “Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores-, Medida 6 – Desenvolvimento das explorações e das empresas, Sub-medida 6.1 – Instalação de jovens agricultores”.
O itinerário formativo teve a duração total de 300 horas e contou com a participação de 22 formadores. Teve também uma forte componente prática, que foi reforçada pela realização de diversas visitas de estudo a entidades parceiras do sector, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
A tutela da Agricultura e do Desenvolvimento Rural releva “a disponibilidade e o empenho na partilha de informação com os futuros agricultores e parabeniza os formandos e formadores pela sua dedicação e resiliência que durante estes seis meses, mesmo com as condicionantes próprias desta fase pandémica, se mantiveram unidos na prossecução deste objectivo”.
Agricultura e Mar