Início / Agricultura / “Antibióticos? Sem Razão, não!”. Campanha para utilização responsável dos antimicrobianos nos animais de companhia

“Antibióticos? Sem Razão, não!”. Campanha para utilização responsável dos antimicrobianos nos animais de companhia

“Antibióticos? Sem razão, não!” é o mote da nova campanha de sensibilização sobre a utilização responsável dos antimicrobianos nos animais de companhia, promovida pela DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, que conta com o apoio da Apifvet — Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários, lançada no âmbito do Dia Europeu dos Antibióticos (18 de Novembro).

Esta campanha tem por objectivo informar e sensibilizar a população, para a utilização responsável dos antibióticos, em animais de companhia.

O uso indevido e o uso excessivo de antimicrobianos aumentam o risco de resistência, colocando em risco a saúde e o bem-estar animal e humano

A campanha irá decorrer na semana de 18 a 24 de Novembro, coincidindo com a celebração da semana Mundial de Sensibilização para o Uso dos Antibióticos, sendo divulgada nas estações de metro das cidades de Lisboa e Porto e nas redes sociais.

Resistência aos antibióticos

“Tendo em consideração que a utilização de antimicrobianos em animais de companhia contribui para a resistência aos antimicrobianos de último recurso e que a utilização de antimicrobianos que são criticamente importantes para a saúde humana em animais de companhia é um factor de risco adicional pois implica a selecção e potencial propagação de bactérias resistentes a antimicrobianos, o que por sua vez, constitui um risco potencial para a saúde pública, urge alertar os cidadãos para os riscos da utilização indiscriminada de antibióticos”, salienta uma nota de imprensa da DGAV.

E acrescenta que “este é sem dúvida mais um passo que contribui para a concretização da iniciativa emblemática “Uma Só Saúde”, contemplada na Agenda para a Inovação da Agricultura 2020-2030 – Terra Futura, coordenada no Ministério da Agricultura pela DGAV”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.