A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo assinalou o Dia Internacional da Juventude com uma visita temática dedicada ao “desenvolvimento sustentável e à introdução de novas tecnologias no sector agropecuário”.
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Juventude, que teve lugar no passado dia 12 de Agosto em Angra do Heroísmo, um grupo de jovens do concelho participou numa visita sob o mote “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa “dedicou-se a conhecer as novas tecnologias e as práticas agrícolas da produção de leite e lacticínios, sector de grande relevância para a economia local”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
A visita permitiu dar a “conhecer aos jovens o papel crucial da agricultura na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em particular no que se refere ao consumo e produção responsáveis. Através da promoção de práticas agrícolas sustentáveis é possível utilizar os recursos de forma eficiente, minimizar os desperdícios e contribuir para a ação climática, em que a agricultura pode ser tanto um perigoso emissor de gases de efeito estufa quanto uma solução eficaz”, realça a mesma nota.
Os jovens tiveram a oportunidade de visitar sete locais ligados à produção de leite e lacticínios. Durante o percurso, ficaram a conhecer as alterações que se têm verificado nas explorações agrícolas e na indústria dos lacticínios, e a compreender como as práticas mais ecológicas e a inovação tecnológica podem contribuir para a sustentabilidade do sector e do planeta.
No final da jornada, a vereadora Fátima Amorim sublinhou a importância de assinalar o Dia Internacional da Juventude junto da produção local. “Proporcionar aos jovens uma visita às explorações de leite e lacticínios neste dia dedicado à juventude é uma oportunidade para promover a importância do sector agropecuário no desenvolvimento sustentável. Ao conhecer de perto as tecnologias utilizadas e as práticas implementadas para de produção de leite e a cadeia de valor dos lacticínios, os jovens podem entender melhor como este sector contribui para a segurança alimentar, a economia local e a preservação do ambiente. Ao disponibilizar esta experiência, estamos a incentivá-los a serem agentes de mudança, desafiando-os a liderar iniciativas que alinham o desenvolvimento económico com a conservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades”.
Esta actividade “destacou-se pela sua relevância educativa e pelo seu contributo para a sensibilização dos jovens para o papel vital que as práticas agrícolas sustentáveis e a inovação tecnológica têm na mitigação das alterações climáticas e na conservação dos recursos naturais”, avança a mesma nota.
Agricultura e Mar