A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, determinou à APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve que desenvolvesse com celeridade todas as acções necessárias à concretização do aumento da capacidade de movimentação de contentores no Porto de Sines, a a qual será conseguida quer através da expansão do já existente Terminal XXI, quer através da construção de um novo terminal. O objectivo é aumentar a competitividade.
A “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária”, apresentada pelo Governo em Dezembro de 2016, atribui “prioridade máxima ao desenvolvimento do segmento de carga contentorizada no porto de Sines”, que passou de uma movimentação de 20.000 TEU (Twenty-Foot Equivalent Units, utilizada para contentores no shipping internacional), em 2004, para mais de 1 milhão e 500 mil TEU, em 2016.
Neste âmbito, para garantir a segurança e operacionalidade do porto, é necessário prolongar o molhe leste, tendo a ministra do Mar autorizado a APS a efectuar o lançamento do processo de concurso da empreitada de “Execução da 3.ª Fase de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines”, com o valor base de 88 milhões de euros, cujo concurso será lançado hoje.
Mais 750 metros
A ampliação do Molhe Leste em 750 metros apresenta-se com o intuito multi-factorial de garantir condições adequadas de abrigo à agitação marítima, de proporcionar melhores condições de manobras de acesso e rotação dos navios de maiores dimensões, de incrementar a operacionalidade existente, cujas taxas de utilização têm vindo a crescer, facilitando deste modo a expansão do porto.
Com o lançamento deste concurso “dá-se mais um passo na concretização de uma estratégia de aumento da competitividade do porto de Sines e do sistema portuário nacional, potenciando o mercado de carga contentorizada que tem tido crescimentos acentuados no País e a nível mundial”, refere um comunicado do Ministério do Mar.
Agricultura e Mar Actual