Início / Featured / Ana Paula Vitorino dá novo impulso ao projecto de extensão da plataforma continental portuguesa

Ana Paula Vitorino dá novo impulso ao projecto de extensão da plataforma continental portuguesa

Ana Paula Vitorino declarou ser ontem, 15 de Novembro, a data de início da 3ª fase do projecto de extensão da plataforma continental portuguesa, dotando-a dos meios financeiros e humanos necessários para a prossecução do seu objectivo principal.

Chegou a hora. Portugal é o próximo País a discutir a sua proposta de extensão no âmbito da Comissão de Limites das Nações Unidas.

A ministra do Mar enviou ontem para processo legislativo uma proposta de Resolução do Conselho de Ministros que concentra os esforços na missão principal da estrutura: concretizar o alargamento da plataforma.

Para apoiar este “verdadeiro desígnio nacional” foram assinados protocolos entre a EMEPC e a Direcção Geral de Autoridade Marítima, DGRM, Escola Náutica Superior Infante Dom Henrique, Direcção-Geral do Património Cultural, Associação de Portos de Portugal (APP) e a Docapesca.

Estes Protocolos visam criar sinergias transversais, reforçando a EMEPC em meios e competências e, por outro lado, pondo o conhecimento adquirido pela estrutura em ao serviço de outras políticas públicas.

Foram ainda referidos outros acréscimos de meios. Por um lado, a EMEPC terá uma nova Plataforma ao seu dispor, o navio “Mar Portugal” devidamente equipado. Por outro lado, a ministra anunciou que as negociações em curso relativas ao EEAGrants (financiamento resultante da cooperação com a Noruega) apontam para que o novo ciclo, que se inicia em 2017, apresente um reforço significativo de verbas destinadas ao mar.

Desígnio nacional

A ministra do Mar reafirmou a “extensão da plataforma continental como o verdadeiro desígnio nacional pois trará alterações estruturais para o nosso País que perdurarão para os próximos séculos pois trata-se de reconfigurar o território nacional”.

Salientou também a transversalidade da tutela do Mar afirmando que “mar é soberania, é cultura, é ciência, é ambiente, é economia…”, numa cerimónia com representantes de três Ministérios: o Ministério da Defesa Nacional representado através do secretário de Estado da Defesa Nacional, do Almirante Chefe de Estado Maior da Armada e do director-geral da Autoridade Marítima, o Ministério da Cultura através da Direcção-Geral do Património Cultural e o Ministério do Mar, pela ministra e pelo secretário de Estado das Pescas para além da DGRM, pela presidente da APP, pela presidente da Docapesca e pelo presidente da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique.

A cerimónia contou ainda com todos os colaboradores da EMEPC.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.