Início / Agricultura / Amphorae é o primeiro vinho da Quinta da Alorna Creations

Amphorae é o primeiro vinho da Quinta da Alorna Creations

A Quinta da Alorna Creations é a nova marca de vinhos da Quinta da Alorna que se distingue pela “irreverência, qualidade superior e exclusividade do produto”. O Amphorae 2023 é o primeiro lançamento da marca Quinta da Alorna Creations e já está disponível no mercado. Para venda estão 813 garrafas numeradas de um vinho que nasce numa ânfora de barro antiga do espólio da própria Quinta da Alorna.

A aposta da Quinta da Alorna concretiza-se após o investimento, em 2020, na Wine Creations, o centro de vinificação que “alia a criatividade e inspiração ao conhecimento”.

O investimento, que ascendeu aos 250.000 euros, materializa-se agora na comercialização de vinhos originais e únicos de edições limitadas, desenvolvidos e produzidos na Wine Creations, sob a direcção de Martta Reis Simões, directora de enologia da propriedade de Almeirim.

“A Quinta da Alorna Creations resulta da nossa ambição, da vontade de inovar e da capacidade de concretização de todas as equipas envolvidas. Estamos confiantes de que este primeiro lançamento nos permitirá chegar a um segmento de nicho e continuar a elevar o nome da Quinta da Alorna e dos vinhos do Tejo em Portugal e além-fronteiras”, afirma Pedro Lufinha, director-geral da Quinta da Alorna.

Amphorae 2023

O Amphorae 2023 é um vinho, “irreverente (…) que combina a ancestralidade ao conhecimento, resulta de uvas da areia em maceração pelicular que evoluíram no barro”, refere uma nota de imprensa da Quinta da Alorna.

Produzido a partir de castas Alvarinho e Fernão Pires, o Amphorae 2023 apresenta um aroma bem definido e transparente onde sobressaem simultaneamente os aromas puros de barro, argila e os aromas de laranja, pêssego e ervas aromáticas. A boca mostra-se carnuda e texturada, com uma acidez concisa e vibrante. No final surgem novamente as notas de barro refrescantes sobre fundo de fruto seco a persistirem na boca.

O vinho, que surge de uma ânfora antiga de barro guardada no antigo museu da Quinta da Alorna, beneficiou naturalmente das qualidades da ânfora de barro cru, transmitindo-se em mineralidade e genuinidade.

“Amphorae 2023 marca o início e o reflexo deste projecto ambicioso através do trabalho percorrido até aqui onde a criatividade e dedicação pelo que nos inspira e move se cruza com o conhecimento”, destaca Martta Reis Simões.

O Amphorae 2023 está à venda em garrafeiras premium, em garcias.pt e na loja on-line da Quinta da Alorna, numa edição de apenas 813 garrafas. PVP: 30€.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.