A Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) recebeu a visita dos alunos das licenciaturas de Gestão Portuária, Transportes e Logística e Pilotagem, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
O presidente do conselho de administração da APS, Pedro do Ó Ramos, destacou a importância da colaboração entre o Porto de Sines e a Escola Náutica, sublinhando ainda na sua intervenção o papel fundamental do porto no enriquecimento académico e na formação dos futuros profissionais da área, além de reforçar a essencial relação entre a academia e o sector portuário.
A visita teve como propósito dar a conhecer o Porto de Sines à comunidade estudantil, nomeadamente os diversos terminais da APS, proporcionando aos alunos uma maior proximidade ao sector portuário, constatando in loco como se processam as operações, nas diferentes infra-estruturas visitadas, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.
Os alunos tiveram também a possibilidade de conhecer a nave logística da SITANK, localizado na ZAL (Zona de Actividades Logística do Porto de Sines), o Centro de Controlo de Tráfego (VTS) e visitar o Porto de Serviços, onde puderam vivenciar a experiência de embarcar num rebocador e numa lancha de pilotos.
Para além da visita aos terminais e zona de actividade logística, foram dados a conhecer aos estudantes os actuais projectos inovadores da APS, como a Agenda NEXUS, projecto que tem como principal objectivo promover a descarbonização do corredor logístico ao serviço do Porto de Sines, acrescenta a mesma nota.
Tiago Rangel, da MSC e Paulo Mestre, da REN Atlântico, também marcaram presença, apresentando o compromisso e responsabilidade das suas empresas no garantir da operacionalidade e resiliência da cadeia logística servida pelo Porto de Sines.
Esta visita foi possível graças a todos os parceiros envolvidos, com especial destaque para a PSA, MSC, REN Atlântico, Boluda, Reboport e SITANK.
Agricultura e Mar