Início / Agricultura / Alltech impulsiona soluções on farm em Portugal com nova loja na Póvoa de Varzim

Alltech impulsiona soluções on farm em Portugal com nova loja na Póvoa de Varzim

O Dia Aberto Alltech, organizado a 14 de Setembro, reuniu várias dezenas de clientes e parceiros que se juntaram à equipa da Alltech para inaugurar a primeira loja da empresa em Portugal, localizada na Estela, concelho da Póvoa de Varzim.

Situada no coração da mais dinâmica zona de produção hortícola da região Norte e a poucos quilómetros da maior bacia produtora de leite do País – Póvoa de Varzim, Barcelos, Vila do Conde –, a nova loja da Alltech, inclui balcão de aconselhamento e venda ao público, armazém e escritórios.

A abertura da nova loja está alinhada com a estratégia da Alltech de trabalhar cada vez mais directamente com os agricultores, nos seus locais de produção, posicionando as soluções face às necessidades diárias das explorações agropecuárias, com acompanhamento técnico permanente.

Levar a tecnologia directamente às explorações dos agricultores

“A nossa estratégia de soluções ‘on farm’ consiste em levar a tecnologia directamente às explorações dos agricultores e ajudá-los a produzir de forma mais eficiente e rentável, usando produtos sem resíduos”, afirma Francisco Castanheira, responsável da Alltech para a região Norte de Portugal, onde a empresa conta com uma equipa de 6 técnicos.

“A importância da parceria entre a Lacticoop e a Alltech advém de utilizarmos cada vez mais minerais orgânicos na dieta das vacas de leite. Estes produtos dão mais vitalidade aos animais e consequentemente maior produção de leite”, João Sousa, responsável de misturas da Lacticoop

Por exemplo, nas visitas realizadas às explorações leiteiras, a equipa da Alltech usa ferramentas de apoio à decisão para aconselhar os agricultores. É o caso do X-NIR (equipamento de análise rápida à ração animal, com base em raios infravermelhos próximos) ou das termo câmaras (detectam fungos e leveduras nos silos, através de leitura térmica).

Equipa Alltech Portugal frente à nova loja na Estela, Póvoa de Varzim

“Fazia sentido termos uma base no Norte”

“A equipa da Alltech em Portugal cresceu e fazia sentido termos uma base no Norte, atendendo às características das explorações agrícolas e pecuárias do Entre Douro e Minho – de pequena dimensão e geograficamente muito próximas entre si. Aqui percorremos 50 kms e, rapidamente, visitamos um terço da produção nacional de leite”, exemplifica Francisco Castanheira.

O vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Ramos, que esteve presente na inauguração da loja Alltech, congratulou a empresa por investir neste concelho e disponibilizou o “apoio do município para potenciar o trabalho da Alltech e, com isso, ajudar a horticultura e a pecuária do concelho a dinamizar-se”.

Dar a conhecer as várias áreas de negócio

O Dia Aberto Alltech visou também dar a conhecer as várias áreas de negócio desta empresa multinacional, que desde a década de 80 se dedica à investigação e desenvolvimento de soluções para nutrição e saúde vegetal e animal.

Os seus produtos, de origem natural, derivam de uma estirpe de levedura – Saccharomyces cerevisiae SP. 1026 – e são usados na prevenção de fungos, bactérias e micotoxinas, entre outros fins, ajudando a promover o desenvolvimento saudável de animais e plantas.

“Produzo 10 hectares de hortícolas (tomate e cebola) e trabalho com a Alltech há cerca de 6 anos, cujos produtos são excelentes”, Carlos Furtado, horticultor na Póvoa de Varzim

Bioestimulantes naturais

Na componente vegetal, a Alltech Crop Science dispõe de uma linha de soluções bioestimulantes naturais, à base de derivados de leveduras e pro-bióticos, sem resíduos, para aplicação em todas as culturas.

“A gama de produtos actua na promoção da saúde do solo, no incremento da energia das plantas para produzir mais e melhor e na protecção contra factores de stress que impactam a produção”, refere um comunicado da empresa.

Na componente animal, fazem parte do portfólio da Alltech, entre outros, produtos derivados da levedura Saccharomyces cerevisiae SP. 1026, incorporados nas dietas de animais monogástricos e ruminantes para suportar a integridade intestinal e melhorar o desempenho geral do animal, ou, por exemplo, absorventes de micotoxinas para mistura em rações.

“Trabalhamos há alguns anos com produtos Alltech na componente animal e na produção de milho, dão-nos garantia de fiabilidade e melhores resultados em produtividade e qualidade”, Artur Castro, Cooperativa Agrícola de Guimarães

Compra da Unifeeds

Mais recentemente, a Alltech adquiriu uma marca de Unifeeds, equipados com sensores que garantem a rastreabilidade do arraçoamento, detectando eventuais falhas na execução da dieta prescrita.

“O nutricionista faz a fórmula e se houver um erro no momento da mistura da ração, ele é detectado pela nossa central de recolha de informação na Galiza e é dado um alerta ao nutricionista ou ao agricultor. É uma ferramenta que visa o equilíbrio e a uniformização da dieta animal”, explica Francisco Castanheira.

Outra área de negócio da Alltech, menos conhecida em Portugal, é o fabrico de bebidas: cervejas artesanais Kentucky e The Foxes Rock, bourbon, whisky e gin. A empresa detém destilarias nos EUA, na Irlanda e na China.

Os convidados do Dia Aberto Alltech tiveram oportunidade de experimentar as cervejas da marca, que ainda não estão à venda em Portugal.

Líder global da indústria de nutrição e saúde animal

A Alltech é líder global da indústria de nutrição e saúde animal e encontra-se entre as dez principais empresas do Mundo na área de saúde animal, orientada para soluções científicas naturais que visam resolver os maiores desafios da actualidade no campo da agricultura e da indústria alimentar.

Com sede em Lexington, Kentucky, a Alltech possui escritórios e distribuidores em 128 países; uma equipa mundial de mais 6.000 colaboradores, 4 centros de biociência e 43 fábricas, distribuídos estrategicamente por todo Mundo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.