A Alltech Iberia, com as suas divisões agrícola e de saúde animal, une-se à Assido — associação espanhola para pessoas com síndrome de Down —, visando a educação ambiental de crianças e jovens para um desenvolvimento sustentável. E doa à Assido 1.000 lápis que contêm sementes de ervas aromáticas, fabricados a partir de materiais biodegradáveis e pensados para permitir a germinação das sementes.
Quando o lápis chega ao fim da sua vida útil, pode ser plantado. Ao entrar em contacto com a água, a cápsula de sementes contida no topo do lápis liberta as sementes e, em poucos dias, inicia-se a germinação. O lápis transforma-se numa planta.
O objectivo desta parceria é “transmitir às crianças e aos jovens a importância que têm as nossas acções através da incorporação de materiais ecológicos e naturalmente criativos no seu material didáctico. Os lápis plantam-se, cultivando a sua curiosidade e inspirando a inovação”, refere uma nota de imprensa da Alltech.
E acrescenta que o contacto com o meio natural é uma interacção essencial para o desenvolvimento cognitivo, sociocultural e emocional, estimulando a criatividade. “Conhecer a natureza e interagir com ela e com tudo o que rodeia é imprescindível para que as crianças e jovens aprendam a apreciá-la e respeitá-la. Ensiná-las a reutilizar. Algumas coisas, como por exemplo os lápis, podem ter uma segunda vida”.
Agricultura e Mar Actual