O Grupo Aldi Nord assume, no lançamento do seu Relatório Intercalar 2022, que o seu foco se mantém em três principais áreas de actuação: a Protecção Climática, os Direitos Humanos e a Sustentabilidade Ambiental.
Em Portugal, a Aldi tem, “sobretudo, trabalhado no sentido de expandir a sua oferta de produtos certificados sustentáveis e apostado na protecção climática, no âmbito da sua adesão ao Roteiro para a Descarbonização do Sector”.
No âmbito da descarbonização, as principais metas destacadas agora, no Relatório Intercalar, passam pelo aumento da produção de energia verde em 35%, através da instalação de painéis fotovoltaicos nas lojas e Centro de Distribuição da Moita. Foram instalados 12 sistemas fotovoltaicos adicionais e a potência instalada foi aumentada em 50%, ou seja, a área de telhados com painéis fotovoltaicos praticamente duplicou, refere uma nota de imprensa da Aldi;
Relativamente ao aumento da oferta de produtos certificados sustentáveis, diz a mesma nota que foi cumprida a meta de oferecer 100% dos seus artigos de pescada certificados até ao final de 2022. Estes juntam-se, assim, à gama dos artigos de bacalhau de marca própria, que já são todos certificados MSC.
Artigos biológicos aumentam
Por outro lado, destaque para o aumento do número de artigos biológicos EU-Bio. O número de artigos vegetarianos e vegan rotulados com V-Label (alimentar) ou Vegan Flower (não alimentar) aumentou significativamente, de 114 para 164 produtos. Actualmente, mais de 90% dos artigos de algodão (vestuário e têxteis do lar) vendidos contêm algodão sustentável certificado.
Também em 2022, o Grupo de Empresas Aldi Nord fez progressos significativos no cumprimento dos objectivos para as embalagens dos seus produtos: 67% das embalagens de artigos de marca própria do grupo já são recicláveis e, desde 2020, conseguiu poupar mais de 83 mil toneladas de material de embalagem, reduzindo-o ou eliminando-o na totalidade, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar