As empresas do agrupamento Agrupalto foram as mais distinguidas da noite na III Gala Porco d’Ouro, o evento anual que distingue os melhores suinicultores do País em termos de produtividade. Ao todo foram 19 os prémios ganhos por empresas daquele agrupamento.
A eles juntou-se a distinção Porco de Diamante para a exploração Intersuínos da empresa Nuno Correia. A região de Lisboa e Vale do Tejo arrecadou um total de 23 prémios de entre 29 possíveis.
O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), decorreu, na sexta-feira, dia 22 de Junho, no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra e foi realizado em parceria com o Município de Mafra.
600 profissionais presentes
A III Gala Porco d’Ouro deu a conhecer, perante uma audiência de cerca de 600 profissionais, as explorações e empresas do sector suinícola que se destacaram em termos de produtividade em 2017.
As distinções são dadas às explorações que mais se destacaram em 2017 no que respeita à produtividade numérica geral, à taxa de leitões nascidos por animal reprodutor e ao número médio de leitões que cada porca desmamou ao longo da sua vida produtiva, critérios segundo os quais se analisa a competitividade das explorações suinícolas.
Sector destaca-se em Mafra
A escolha do local para a realização do evento recaiu sobre Mafra, concelho para o qual a actividade suinícola exerce um importante contributo a nível económico, registando-se, em particular, a existência de empresas de referência à escala nacional nas áreas do abate, transformação e nutrição animal.
“Não posso deixar de saudar a FPAS por ter escolhido o concelho de Mafra para acolher este relevante evento que promove a excelência como modelo para a economia do mundo rural” afirma o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.
Já o presidente da FPAS, Vítor Menino, refere que “este concelho tem largas tradições na área da suinicultura. Até à década de 90 do século passado, só na Póvoa da Galega existiam mais de 20 unidades de abate e transformação, que mais tarde se juntaram numa grande unidade à escala nacional. Hoje em dia em Mafra encontram-se duas das mais importantes indústrias de abate e transformação do País”.
Veja aqui todos os vencedores Porco D’Ouro 2017.
Agricultura e Mar Actual