O projecto AgroSatAdapt, de que é parceira a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, propõe uma abordagem integrada e inovadora para maximizar a produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental, através de um software que permite uma gestão territorial, com enfoque na sustentabilidade ambiental – aspectos ecológicos, climáticos, hídricos e socioeconómicos.
Isto porque “o sector agrícola é uma parte relevante da economia portuguesa, mas a crescente pressão sobre os recursos naturais e as mudanças climáticas podem levar a uma degradação dos solos e à perda de biodiversidade, assim como reduzir a produtividade agrícola”, refere uma nota de imprensa da EDIA.
Três áreas piloto
Este projecto tem três áreas piloto, com perfis diferenciados de gestão, nomeadamente o Município de Reguengos de Monsaraz, áreas próprias e fornecedores da Herdade do Esporão e áreas enquadradas no perímetro de rega de Alqueva gerido pela EDIA.
O seu ordenamento territorial, gestão produtiva e potencial ecológico são avaliados com base em cartografia actualizada e dados de satélite, essenciais para a caracterização de padrões e processos paisagísticos, acrescenta a mesma nota.
O projecto AgroSatAdapt é coordenado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e financiado pela Fundação La Caixa.
Agricultura e Mar