Início / Agricultura / AgroGlobal: INIAV e INESC TEC assinam protocolo para combater pragas em terrenos agrícolas

AgroGlobal: INIAV e INESC TEC assinam protocolo para combater pragas em terrenos agrícolas

O INIAV e o INESCT TEC juntam-se no combate às pragas e doenças em terrenos agrícolas. O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, testemunha hoje, 9 de Setembro, a assinatura do protocolo de cooperação entre o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o INESC TEC, o qual tem como objectivo promover conjuntamente acções que incidem na realização de projectos de investigação e inovação, consultoria avançada e colaboração na investigação e orientação conducente a teses de mestrado/doutoramento.

A assinatura ocorrerá, pelas 15h55, no Stand do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) na AgroGlobal.

Combater pragas e doenças em terrenos agrícolas, de uma forma mais eficiente e eficaz em termos económicos e ecológicos, através de plataformas robóticas, vai, entre outras aplicações, ser possível num futuro próximo. “Actualmente a recolha de informação nos terrenos agrícolas não é feita de forma contínua e abrangente, actuando o agricultor com base na experiência que tem e fazendo-o de uma forma homogénea e pouco precisa”, realça um comunicado do INESC TEC.

O INESC TEC está a trabalhar em duas plataformas robóticas capazes de medir a variabilidade (aquisição de dados/sensorização/monitorização) e de actuar com tecnologias de taxa variável cobrindo dessa forma duas fases cruciais do ciclo de actuação da Agricultura de Precisão, que tem estado a apresentar desde 7 de Setembro na que é considerada a maior feira agrícola nacional, a AgroGlobal 2016.

Recolha contínua de dados

Segundo a mesma nota, as plataformas robóticas “vão permitir uma recolha contínua de dados, de forma mais precisa, e, através de sistemas de apoio à decisão, fazer planos rigorosos, nomeadamente para aplicação de produtos fitofarmacêuticos, permitindo a redução do desperdício destes. No final, no caso das pragas e doenças, é prescrita uma carta onde é possível verificar quando em que medida e onde é que o terreno precisa de ser tratado, actuando os robôs em conformidade”.

“A utilização de robôs permitirá reduzir os tempos das operações, melhorar a eficiência da aplicação de fitofármacos, reduzir a exposição dos recursos humanos a condições adversas e potencializar zonas de declive acentuado para produção agrícola. Os sistemas inteligentes, e em especial os robôs, conseguem aplicar os fitofármacos de uma forma mais precisa, no local exacto, no momento certo e na quantidade exacta, no sentido de eliminar desperdícios e eventuais contaminações de solos com químicos”, explica o investigador do Centro de Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, Filipe Neves dos Santos.

O INESC TEC tem estado a apresentar as duas plataformas robóticas na AgroGlobal 2016, no Pavilhão da Tecnologia “AgroInov”.

AGROB V14

A plataforma AGROB V14 destina-se à medição da variabilidade (aquisição de dados/sensorização/monitorização), nomeadamente em vinhas de encosta. Entre outros aspectos inovadores, esta plataforma robótica foi concebida com um centro de gravidade baixo, para de adaptar a terrenos inclinados e irregulares, e está equipada com um sistema de navegação avançado, que lhe permite estimar a sua localização mesmo quando o GPS não está totalmente disponível.

AGROB V16

A segunda plataforma robótica, a AGROB V16, está a ser desenvolvida de forma modular e, num futuro próximo, para além, de tarefas de medição da variabilidade, poderá ser utilizada para actuar com tecnologias de taxa variável (ex.: pulverização de precisão) e/ou manipuladores robóticos para operações de poda/colheita.

Ao nível da Agricultura de Precisão, para além da Robótica e Sistemas Inteligentes, as competências, experiência e recursos, do INESC TEC, em telecomunicações e multimédia (ex.: comunicações e processamento e análise de imagem), Engenharia de Sistemas Empresariais (ex.: planeamento e controlo de operações) e Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (ex.: sistemas de informação geográfica), desempenham também um papel muito relevante, permitindo cobrir todo o ciclo de actuação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

2 comentários

  1. Quero assistir o espetáculo. Paralem de descansar o homem melhor com a saúde entre outros. Egeitos já. Citados. Avante com a tecnica que ponha a deposição dos outros países. Abraço. XX

  2. Quero assistir o espetáculo. Paralem de descansar o homem melhor com a saúde entre outros Efeitos já Citados. Avante com a tecnica que ponha a deposição dos outros países. Abraço.
    Ex com Corrigido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.