O Agrofórum dos Países CPLP 2016 vai dar a conhecer, a empresários, delegados e diplomatas de diversos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), empresas portuguesas líderes do seu sector, nas visitas técnicas que antecedem o evento, agendadas para quarta e quinta-feira, 26 e 27 de Outubro.
O evento ocorre no âmbito da 3ª edição da Portugal Agro – Feira das Regiões de Portugal, que está de regresso à FIL com a os produtos agro-alimentares das várias regiões do País, entre os dias 28 e 30 de Outubro.
Jorge Santos, presidente da Câmara Agrícola Lusófona, organizadora do Agrofórum, explica que “o agro-negócio na CPLP tem um grande potencial de crescimento que não pode ser ignorado, e esta é, seguramente, uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas mostrarem o que sabem fazer aos seus potenciais parceiros”.
As visitas técnicas que antecedem o Agrofórum pretendem dar a conhecer às comitivas dos países da CPLP – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor – alguns dos melhores exemplos do empresariado português ligado ao sector agro-alimentar, facilitar troca de conhecimentos, e ser um estímulo aos negócios em parceria.
Trata-se de empresas de máquinas e equipamentos, agro-indústria, centrais de hortifruticultura, orizicultura, agropecuária, e vinícolas, que se destacam de alguma forma na sua área de actuação. Jorge Santos esclarece que “os países da CPLP procuram nas empresas portuguesas principalmente a sua tecnologia, equipamentos e know-how, e o desenvolvimento de parcerias comerciais e de investimento”.
O dia de hoje, 26 de Outubro, contempla visitas à Joper e à Campotec (Torres Vedras), à Fradplanta (Valado dos Frades – Nazaré), à Cooperfrutas (Batalha), e à Docapesca (Nazaré), sendo que para quinta-feira estão programadas visitas à Orivárzea (Salvaterra de Magos), Companhia das Lezírias (Samora Correia), e Adega Cooperativa de Pegões (Setúbal).
O programa do Agrofórum Países CPLP 2016 actualizado pode ser consultado aqui.
Agricultura e Mar Actual