A Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica vai realizar a 1ª Edição do Curso Prático de Produção Artesanal de Vinho Biológico. A formação terá lugar no próximo dia 17 de Setembro, na Agrobio, nas novas instalações, no Lumiar, na Alameda das Linhas de Torres, nº277. As inscrições estão abertas.
As inscrições serão aceites por ordem de chegada da ficha de inscrição (aqui), com o comprovativo de pagamento e podem ser realizadas até ao dia 13 de Setembro.
Este curso destina-se a pessoas com interesse na produção de vinho, nomeadamente quem pretende iniciar a sua produção, de acordo com os princípios da agricultura biológica.
Programa
Módulo 1: Uva – Elementos constituintes – Maturação da uva – Controlo e data de Vindima
Módulo 2: Equipamentos – Máquinas de vindimar – Transporte e descarga – Desengaçadores – Prensas, cubas e outros recipientes – Bombas de trasfega
Módulo 3: Vinificação – Mosto – Noções de fermentação alcoólica – Vinificação dos vinhos brancos e tintos – Condução da Fermentação
Módulo 4: Fermentação Maloláctica – Noções elementares e influência das condições do meio
Módulo 5: Conservação de Vinhos Novos – Despiste dos riscos de alterações
Módulo 6: Engarrafamento – Preparação – testes e análises – Acidentes posteriores ao engarrafamento
Mais informações aqui.
A Agrobio, fundada em 1985, é uma instituição pioneira que protagoniza a divulgação da agricultura biológica em Portugal. Constitui-se como um pólo agregador de pessoas de todas as faixas etárias e profissões, que têm em comum preocupações com a qualidade dos alimentos, a saúde, o ambiente e a defesa de uma prática agrícola mais sã.
A Agrobio é filiada na IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica) e membro do Grupo Regional IFOAM-EU. Organização não governamental de ambiente, com estatuto de utilidade pública reconhecido, assume-se com a tripla vertente de associação de agricultura, de defesa do ambiente e de defesa do consumidor.
A Associação prossegue actualmente actividades nas seguintes áreas:
- Apoio técnico e comercial à produção em agricultura biológica
- Formação profissional em agricultura biológica e educação ambiental
- Investigação, experimentação e demonstração em agricultura biológica
- Agricultura social e reintegração
- Hortas urbanas biológicas
- Mercados Agrobio, em parceria com municípios, em vários pontos do País
- Organização de eventos de divulgação e promoção da agricultura biológica (Feira Nacional de Agricultura Biológica – Terra Sã; Conferências, seminários, Dia da Agrobio e outros eventos)
- Publicações (revista “A Joaninha”, boletim “Infobio”, newsletters “Biofactos” e “O Quintal Bio”, manuais e fichas técnicas e outros).
Agricultura e Mar Actual