Início / Agricultura / Agricultores lesados pelos Javalis recebidos na Assembleia da República

Agricultores lesados pelos Javalis recebidos na Assembleia da República

A CNA — Confederação Nacional da Agricultura tinha dado um prazo, até 17 de Maio de 2019, para o Ministério da Agricultura se mostrar favorável ao pagamento de indemnizações aos “lesados pelos javalis”.

Quase no fim do prazo, a pedido da CNA, uma delegação da Confederação e de suas filiadas – Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO), União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) e Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI), integrando agricultores lesados pelos javalis e também por veados e corças, vai ser recebida amanhã, 14 de Maio, às 12 horas, pela Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República.

Culturas destruídas

“Em análise estará a situação que acontece em vastas regiões com os javalis e também, embora mais localizados, com veados e corças a causarem grandes prejuízos aos pequenos e médios agricultores pois destroem-lhes as culturas”, explica uma nota da CNA.

Paraos responsáveis pela Confederação, “a situação está descontrolada nessas regiões pelo que, e de entre outras reclamações ao Ministério da Agricultura e ao Governo, a CNA, as suas filiadas e os agricultores lesados reclamam a atribuição de ‘indemnizações’ para cobrir os prejuízos e o controlo dos animais selvagens, incluindo o seu controlo sanitário para evitar a propagação de doenças (através dos javalis) para os suínos”.

No contexto, a CNA e os agricultores lesados “estão à espera de receber a resposta do ministro da Agricultura às reclamações que lhe foram feitas a 17 de Abril durante a concentração, em Coimbra, frente às instalações da DRAP Centro”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.