Início / Agenda / ADVID organiza workshop sobre detecção remota e viticultura de precisão

ADVID organiza workshop sobre detecção remota e viticultura de precisão

A ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense está a organizar o Workshop “Detecção Remota e Viticultura de Precisão – Aplicação na Região Demarcada do Douro”. A acção ocorre no âmbito do projecto SI I&DT: CloudMapper – Recolha e processamento de dados fotográficos em larga escala via cloud e é organizada juntamente com os co-promotores Spin.Works, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Este Workshop irá decorrer no dia 7 de Março, no Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real – Régia-Douro Park.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até dia 2 de Março, com um limite de 50 inscrições, aqui.

Programa aqui.

Os participantes

O workshop contará com a presença do Prof. Carlos Bateira (FLUP), especialista na elaboração de cartas de risco de instabilidade de taludes, assim como dos professores Carlos Lopes e Ricardo Braga (ISA), especialistas em viticultura de precisão.

A Spin.Works, que tem vindo a desenvolver a sua tecnologia em parceria com o ISA desde 2013, irá demonstrar o seu portal MAPP com exemplos de aplicação no Douro. O MAPP foi desenvolvido para dotar os viticultores, técnicos e decisores de ferramentas que lhes permitam intervir de modo a melhorar a qualidade das suas vinhas e o valor dos seus vinhos, sendo algumas das suas funcionalidades mais relevantes:

  • Cartas NDVI (índice vegetativo) ao nível da planta individual em menos de 4 dias após o sobrevoo da propriedade por micro-drone, de onde se podem inferir dados fitossanitários e de stress hídrico da vinha, entre outros.
  • Ferramentas de segmentação da vinha para vindima selectiva de acordo com os critérios do viticultor.
  • Cartas de risco de deslizamento em viticultura de encosta, que informam quais as zonas de intervenção prioritárias para a sua mitigação.

O workshop terminará com uma mesa redonda onde iremos contar com a participação da Symington, Vinhos e Real Companhia Velha, associadas da ADVID, que apoiaram o projecto abrindo as portas da Quinta do Bomfim e da Quinta das Carvalhas, para estudo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.