Início / Agricultura / Adega José de Sousa apresenta programa para brindar ao Dia dos Namorados
Foto: Jerónimo Heitor de Sousa

Adega José de Sousa apresenta programa para brindar ao Dia dos Namorados

A Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, criou um programa especial para celebrar o Dia dos Namorados. Entre os dias 1 e 29 de Fevereiro, com excepção dos domingos e segundas-feiras, todos os casais podem usufruir de uma visita guiada, seguida de uma prova de vinhos especial harmonizada com chocolates e a oferta de uma garrafa de vinho.

A visita guiada à Adega José de Sousa inclui a passagem pela vinha educacional, pela Adega Moderna e pela Adega dos Potes, onde estão conservadas 114 talhas de barro para a produção dos vinhos mais especiais da adega. Depois da visita, seguir-se-á a prova de dois vinhos, harmonizados com chocolates artesanais.

De oferta, os casais recebem uma garrafa de vinho tinto, com uma mensagem especial, para celebrarem e mais tarde recordarem esta experiência.

Programa Dia dos Namorados – Adega José de Sousa – Reguengos de Monsaraz

Disponível de 1 a 29 de Fevereiro (excepto domingos e segundas-feiras)
Sujeito a disponibilidade e com reserva antecipada
Válido para um mínimo de 2 pessoas
Preço por casal: 35€ (IVA incluído)
Contactos para reservas: josedesousa@jmfonseca.pt/ 918 269 569

A Adega

A Adega José de Sousa existe desde 1878 e foi adquirida pela José Maria da Fonseca em 1986, de forma a ser concretizado o antigo sonho de produzir vinho no Alentejo, numa propriedade carregada de prestígio e história.

Situada em Reguengos de Monsaraz, é ali que se mantém viva uma tradição iniciada pelos Romanos há mais de 2000 anos. A Adega José de Sousa possui 114 ânforas de barro, onde é realizado um método de fermentação ancestral e raríssimo.

Para além da adega tradicional, abaixo do nível do solo, com as ânforas e dois lagares para a pisa, possui também uma adega moderna, com 44 cubas de inox e toda a tecnologia indispensável para a vinificação de tintos e brancos.

Técnicas ancestrais

Na Adega José de Sousa ainda são utilizadas algumas técnicas ancestrais de vinificação, sendo a mais emblemática a utilização da talha na fermentação das uvas. O essencial da vinificação em talha pouco mudou em mais de dois mil anos. Neste processo, as uvas previamente esmagadas a pé são desengaçadas numa mesa de ripanço.

Depois, o mosto da uva, as películas e alguma parte do engaço são colocados dentro das talhas de barro, onde a fermentação ocorre espontaneamente.

O uso das talhas confere especiarias e uma terceira dimensão ao vinho. Posteriormente, no vinho caso do vinho branco é retirado e colocado numa nova talha e o tinto é retirado da ânfora e estagia parte em tonéis de castanho e parte em talhas. É um processo artesanal e natural, tanto quanto o vinho que dele resulta.

Do portefólio da Adega José de Sousa fazem parte os vinhos: Montado – branco e tinto; Ripanço; José de Sousa, José de Sousa Reserva, José de Sousa Mayor; J de José de Sousa; Puro Talha – branco e tinto.

A Adega José de Sousa possui ainda uma unidade de enoturismo, que se encontra aberta de terça-feira a sábado para visitas guiadas, provas de vinhos, vinhos e petiscos e ainda tem a possibilidade de receber grupos para almoço.

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.