Um dos momentos mais aguardados na anual Gala Vinhos do Tejo é o anúncio do Enólogo do Ano. Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), em conjunto com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, o evento aconteceu na passada sexta-feira, dia 21 de Junho, na presença de 420 pessoas, e o eleito foi Pedro Gil, director de enologia da Adega do Cartaxo, empresa que este ano celebra 70 anos de actividade.
Como não há duas sem três, esta foi já a terceira vez que Pedro levou este troféu para casa, tendo acontecido, há dez anos, em 2014 e no ano seguinte, em 2015, refere uma nota de imprensa da CVR Tejo.
Enólogo do Ano foi um dos quatro Prémios Vinhos do Tejo, sendo esta uma distinção que celebra a técnica, mas também a paixão, a dedicação e magia na arte de transformar uvas em vinhos, num portefólio amplo e bastante ecléctico, como é o da Adega do Cartaxo, adianta a mesma nota.
“O trabalho de Pedro Gil é, sem qualquer dúvida, entre equipa e pares, sinónimo de muito trabalho, sempre na procura da excelência. O resultado está à vista, com os vinhos da Adega a atingirem patamares de destaque cada vez maior, a nível nacional e internacional. No futebol, carreira a que se dedicou tantos anos, chegou à 2ª divisão nacional, mas nos vinhos, são várias as vezes que se destaca em primeiro lugar, junto dos jurados, críticos e consumidores, conquistando prémios em variadíssimos concursos por todo o Mundo”, acrescenta.
Já no palco, Pedro Gil mostrou-se surpreendido, tendo, desde logo, pedido um aplauso para os Vinhos do Tejo e para o trabalho que, de forma unida, a região tem vindo a fazer, com boas perspectivas de futuro. Agradeceu a continuada confiança que a administração da Adega do Cartaxo tem depositado no seu trabalho: Pedro Gil é enólogo nesta “casa” desde 1995, ou seja, há quase 30 anos. “Demonstrou um grande apreço e respeito por toda a equipa, cada vez mais unida e profissionalizada; agradeceu aos 168 sócios da Adega; e também à sua mulher, grande pilar da sua vida pessoal e profissional”.
Durante a Gala Vinhos do Tejo foram também anunciados os vencedores do Concurso Vinhos do Tejo 2024, que este ano contou com cerca de 50 jurados a avaliar 216 amostras. Para a Adega do Cartaxo foram cinco medalhas, uma Grande Ouro, duas Ouro e duas Prata, atribuídas ao Bridão Late Harvest branco 2022, ao Bridão Alicante Bouschet tinto 2019, ao CTX Licoroso branco 2019, ao Bridão Reserva tinto 2019 e ao Detalhe Reserva tinto 2019, respectivamente.
Agricultura e Mar