Como pode ser minimizado o impacto da contaminação da água por via dos produtos fitofarmacêuticos? Esta é uma das respostas que vão ser dadas em Beja, nos dias 13 e 14 de Outubro, numa acção de sensibilização/formação de boas práticas dirigida a agricultores, técnicos, formadores e outros interessados nesta matéria.
A protecção da água e dos recursos hídricos é uma das maiores preocupações da opinião pública sobre o ambiente, razão pela qual esta questão é cada vez mais importante numa agricultura produtiva e sustentável.
O evento “Boas Práticas para a Redução da Contaminação da Água pelos Produtos Fitofarmacêuticos” vai decorrer no Auditório da Expobeja, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. A iniciativa, acolhida pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, resulta da parceria entre a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e a ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas e desenvolve-se no âmbito do projecto TOPPS – Train Operators to Promote Best Practices & Sustainability.
Exigências da legislação europeia
As “Boas Práticas” para a protecção da água vão ao encontro das exigências da legislação europeia, nomeadamente, a Directiva da Água e a Directiva do Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Através do projecto TOPPS, as entidades envolvidas promovem acções de informação, aconselhamento, formação e demonstrações de modo a reduzir a contaminação da água por via dos agroquímicos.
A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição. Os interessados em participar podem aceder aqui à ficha de inscrição e ao programa.
Agricultura e Mar Actual