O secretário Regional da Agricultura e Florestas, afirmou ontem, 30 de Junho, na Terceira, que o Governo dos Açores vai continuar a aumentar a rede de Postos de Atendimento Agrícola no arquipélago.
“Com este tipo de serviço facilitamos a vida aos agricultores. Como se costuma dizer, tempo é dinheiro”, afirmou João Ponte, que falava na inauguração do Posto de Atendimento Agrícola das Fontinhas, no concelho da Praia da Vitória, salientando que “estes serviços de proximidade são muito importantes”.
O Posto de Atendimento Agrícola das Fontinhas, que resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e Governo Regional, abrange agricultores de cerca de 400 explorações, com mais de oito mil animais.
Neste posto, os produtores agrícolas e pecuários podem receber apoio técnico para a realização de tarefas administrativas a que estão legalmente obrigados, como os registos de movimento (compra, venda, abate, nascimento e óbito de animais) e a emissão de guias de transporte.
João Ponte anunciou ainda que devem abrir brevemente mais postos de Atendimento Agrícola nas ilhas de São Miguel e Terceira, reforçando uma rede actualmente com quase 40 postos dispersos pelo arquipélago.
“Parceria perfeita”
João Ponte frisou que o Posto das Fontinhas resulta de uma “parceria perfeita” entre os três níveis do poder executivo que, “imbuídos de um espírito pró-activo e construtivo, juntaram esforços para deixar algo para o futuro e para quem vai utilizar no dia a dia este serviço”.
Na sua intervenção, o governante reconheceu a importância do poder local para o sector agrícola devido à proximidade com os agricultores, considerando tratar-se de um “parceiro activo”, apontando como exemplo as parcerias ao nível das campanhas de desratização, do abastecimento de água às explorações e dos caminhos agrícolas.
O trabalho desenvolvido nos vários postos de Atendimento Agrícola existentes na ilha Terceira representam mais de 40 mil registos anuais, o que demonstra a importância do trabalho prestado ao nível de serviços essenciais para o sector agrícola.
O protocolo de colaboração assinado assegura, através do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira, meios e técnicos para formação no posto de atendimento do serviço na freguesia do Cabo da Praia.
Agricultura e Mar Actual