A próxima conferência anual da Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (EMSEA) vai realizar-se nos Açores, em São Miguel, em Outubro de 2019.
“Os Açores são uma região vocacionada para o desenvolvimento de projectos relacionados com o mar”, afirmou ontem, 15 de Fevereiro, o director Regional da Ciência e Tecnologia revelou Bruno Pacheco, acrescentando, por isso, que “faz todo o sentido” este evento realizar-se no arquipélago.
Bruno Pacheco, que falava à margem do ‘Sea Change Celebration’, no âmbito da conferência de 2018 desta associação europeia, congratulou-se com o facto de a Agência da Ciência Viva ter aceitado a proposta lançada pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia para a realização da próxima conferência nos Açores.
Defesa dos oceanos
O director Regional salientou que a realização desta conferência “vai contribuir para o reforço da posição” dos Açores na defesa dos oceanos a nível internacional, frisando que o arquipélago é “um local atractivo” para a realização de eventos deste cariz.
A EMSEUA, sediada na Bélgica, é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a literacia dos oceanos e reúne professores e educadores de centros de ciência e aquários europeus.
Durante este evento, que conta com a participação de representantes da Comissão Europeia e de especialistas em literacia dos oceanos da União Europeia, EUA, Canadá e Brasil, são discutidas as estratégias futuras para a promoção da literacia dos oceanos, num contexto transatlântico, e que pressupõem uma acção concertada entre todos os intervenientes.
Agricultura e Mar Actual