Início / Agricultura / Açores. PRORURAL+ tem 5 M€ para apoio ao investimento nas explorações agrícolas

Açores. PRORURAL+ tem 5 M€ para apoio ao investimento nas explorações agrícolas

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação informa que se encontra aberto o aviso para Investimento nas Explorações Agrícolas do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2014-2020 (PRORURAL+), com uma dotação orçamental de cinco milhões de euros.

A apresentação dos pedidos de apoio efectua-se através de submissão electrónica do formulário disponível no portal do PRORURAL+ e podem ser efectuadas até ao dia 30 de Setembro.

Este apoio destina-se a apoiar a aquisição de equipamentos de ordenha e alimentação animal, equipamentos para tratamentos fitossanitários, equipamentos de transição energética e digital e equipamentos para armazenamento de água e podem candidatar-se aos apoios as pessoas, em nome individual ou colectivo, que se dediquem à produção primária de produtos agrícolas, explica uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

De acordo com o secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, “este é o segundo aviso, no âmbito do PRORURAL+ no segundo semestre deste ano, totalizando 13 milhões de euros em apoios”. O governante adiantou que este período de candidaturas foi articulado com a Federação Agrícola dos Açores e que, “à excepção dos projectos de Julho, todos os projectos no âmbito do PRORURAL+ estão analisados”.

“Estamos assim a conseguir ultrapassar a morosidade que se verificava na análise de projectos do PRORURAL+ e isto deve se ao aumento de recursos humanos, a alterações administrativas de gestão e à simplificação de procedimentos”, adianta.

Objectivos 

Os apoios previstos no aviso têm como objectivos melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações visando o aumento da sua competitividade; contribuir para a diversificação da produção; aumentar a produção de alimentos de qualidade e contribuir para o rejuvenescimento dos activos do sector como alavanca para o combate ao desemprego, incentivando os jovens a permanecer nas zonas rurais e criando emprego.

Quanto às prioridades, visam reforçar a competitividade e a viabilidade das explorações agrícolas de todos os tipos de agricultura, em todas as regiões, e incentivar as tecnologias agrícolas inovadoras e a gestão sustentável das florestas, assim como promover a utilização eficiente dos recursos e apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono e resistente às alterações climáticas nos sectores agrícola, alimentar e florestal.

São elegíveis os projectos nos sectores da produção animal, como a bovinicultura, suinicultura, equinicultura, ovinicultura, caprinicultura, avicultura, cunicultura, apicultura, helicicultura e lombricultura, assim como na produção vegetal, designadamente horticultura, fruticultura, floricultura, viticultura, batata-semente, beterraba e chá e da produção de cogumelos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Congresso Ibérico Agropecuário: Portugal e Espanha devem concertar posições na UE para defender características específicas da agricultura ibérica

Partilhar              O IV Congresso Ibérico Agropecuário, uma organização conjunta da CAP — Confederação dos Agricultores de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.