Início / Agricultura / Açores prepara estratégia global de combate aos roedores

Açores prepara estratégia global de combate aos roedores

O Governo Regional dos Açores e a Associação de Municípios reúnem-se para estabelecer uma estratégia global de combate aos roedores nos Arquipélago.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas reúne-se, a 12 de Janeiro, com a presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) para abordar a problemática dos roedores, cujo combate deve ser feito através de uma estratégia global, envolvendo as autarquias.

João Ponte tem defendido que é necessário “intensificar” a colaboração que tem existido no âmbito do controlo e combate a esta praga, que afecta não só os meios rurais, mas também as zonas urbanas. Nesse sentido, considerou ser “importante estabelecer pontes com os municípios para que se faça um combate mais eficaz”.

Abordagem integrada

Para se conseguir um controlo efectivo e duradouro desta praga é necessária uma abordagem integrada, envolvendo as entidades oficiais, as empresas e os particulares numa estratégia responsável e cooperante.

A utilização isolada de medidas ofensivas ou de eliminação, como a aplicação de rodenticidas, sem a implementação conjunta de medidas que tornem o ambiente menos favorável para os roedores, impossibilita a obtenção de resultados adequados.

Nesta reunião, João Ponte e Cristina Calisto vão também analisar outros assuntos, nomeadamente a questão dos caminhos agrícolas e a implementação do Decreto Legislativo Regional relativo aos centros de recolha oficial de animais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.