Início / Featured / Açores lançam concurso para requalificação do Entreposto Frigorífico de Vila do Porto

Açores lançam concurso para requalificação do Entreposto Frigorífico de Vila do Porto

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, 2 de Março, o lançamento do concurso para a obra de requalificação e modernização do Entreposto Frigorífico de Vila do Porto, em Santa Maria, com o preço base de 1,3 milhões de euros.

Gui Menezes falava à margem de uma reunião com a direcção da Associação de Pescadores de Santa Maria, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores a esta ilha.

O concurso, lançado através da Lotaçor, foi publicado hoje em Jornal Oficial e Diário da República.

Obra com prazo de 14 meses

A empreitada, que tem um prazo de 14 meses, visa melhorar as condições de funcionamento do Entreposto Frigorífico de Vila do Porto e, consequentemente, melhorar as condições de trabalho dos pescadores e dos comerciantes de pescado marienses.

A obra prevê a instalação de uma sala de processamento de pescado, individualizada do restante edifício, devidamente climatizada e com instalações sanitárias, bem como uma zona de resíduos e acessos independentes.

Está ainda prevista a reformulação da rede de amoníaco daquela infraestrutura, com a execução de novos isolamentos e sistema de segurança, bem como melhoramentos gerais da instalação eléctrica e do posto de transformação.

Modernizar a rede de frio

Segundo Gui Menezes, esta empreitada insere-se na estratégia do Governo dos Açores de “reforçar e modernizar a rede de frio de todo o arquipélago”, acrescentando que “a empreitada para a requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, no Faial, está a aguardar o visto do Tribunal de Contas para avançar”.

Ainda este ano será lançado o concurso para a obra de requalificação do Entreposto Frigorífico da Madalena, no Pico, bem como a definição do preço base para o lançamento do concurso para a obra de modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, “dado que os dois últimos concursos ficaram desertos”.

“Continuamos a investir em infraestruturas e equipamentos de apoio ao sector das pescas sempre que sejam identificadas necessidades”, afirmou Gui Menezes, acrescentando que, no ano passado, em Santa Maria, o Governo dos Açores construiu o muro da rampa de varagem do porto de pescas dos Anjos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.