Início / Agricultura / Açores já têm formados os primeiros 18 auditores para o bem-estar animal na produção de leite e carne

Açores já têm formados os primeiros 18 auditores para o bem-estar animal na produção de leite e carne

A Região Autónoma dos Açores já tem formados os primeiros 18 auditores para o bem-estar animal. O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, quer que todas as explorações na região estejam certificadas com selo de bem-estar animal até 2022, o que “irá contribuir para a afirmação da Região” no panorama actual.

No final de Abril terminaram os primeiros cursos para auditores internos com vista à certificação da produção no âmbito do bem-estar animal nos Açores. Foram formados 18 auditores para a produção de leite e produção de carne, sendo que o próximo passo será a formação das equipas em cada ilha que irão às explorações agropecuárias para a devida certificação.

Pretende o Executivo açoriano obter o selo de bem-estar para a Região, o chamado selo da Welfare Quality, o qual irá associar e certificar a produção pecuária dos Açores, no respeito pelos protocolos de avaliação de bem-estar animal provenientes da Welfare Quality Network e Animal Welfare indicators.

Este selo é detido pelo IRTA (Instituto de Investigação e Tecnologia Alimentar), a entidade para a Península Ibérica que certifica o bem-estar animal, e que desenhou um conjunto de cursos de auditor que visa dotar os participantes de, por exemplo, compreensão do processo de certificação de bem-estar, compreensão dos protocolos de avaliação de bem-estar ou compreensão das melhores práticas de maneio e concepção de instalações.

Todas as explorações certificadas até 2022

“A nossa intenção é de termos todas as explorações certificadas com o selo de bem-estar animal até final de 2022. O bem-estar animal sempre assumiu nos Açores, uma identidade no modo da produção pecuária. Queremos que essa tradição, que nos identifica, seja agora reconhecida de forma internacional, porque irá contribuir para a afirmação da Região perante as sociedades actuais, em confiança e credibilidade no modo de produção pecuário nos Açores e nos seus produtos finais, nomeadamente, no leite e na carne”, defende António Ventura.

Nos Açores existem, neste momento, 6.800 explorações de pecuária, das quais 2.428 com vacas leiteiras e as restantes de bovinicultura de carne.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.