O secretário Regional da Agricultura e Ambiente açoriano afirmou hoje, dia 5 de Abril, nas Lajes das Flores, que o Governo dos Açores tem em curso ou em fase de adjudicação 19 obras de apoio à actividade agrícola e florestal no arquipélago, num investimento público global de cerca de três milhões de euros.
Luís Neto Viveiros, que falava numa visita à obra de beneficiação do Caminho Rural da Fonte do Frade – Caldeira da Lomba, no âmbito da visita estatutária do Governo Regional à ilha das Flores, salientou que “estas obras, realizadas através da Direcção Regional dos Recursos Florestais, beneficiarão cerca de 38 quilómetros de caminhos rurais e florestais”.
Estes caminhos, que não contemplam as vias inseridas nos Perímetros de Ordenamento Agrário sob gestão da IROA, servem cerca de 440 explorações e facilitam o acesso a 860 hectares de floresta.
1.400 quilómetros de caminhos
Assim, através da Direcção Regional dos Recursos Florestais, que tem sob a sua gestão cerca de 1.400 quilómetros de caminhos florestais e rurais em todo o arquipélago, acabam de ser lançadas duas novas empreitadas na Terceira e em Santa Maria e, no segundo trimestre, será lançada mais uma no Pico.
Em S. Miguel, concluíram-se já as obras de beneficiação em três caminhos, no valor de quase meio milhão de euros, prevendo-se a conclusão ainda este ano de mais seis obras de beneficiação nos concelhos do Nordeste, nas Velas, em S. Jorge, e nas Lajes das Flores.
A obra do Caminho Rural da Fonte do Frade – Caldeira da Lomba, um investimento público de mais de 400 mil euros que fica concluído até julho, além de beneficiar 44 empresários agrícolas, permite também a ligação do centro da ilha com outras vias existentes e o acesso aos locais onde a beleza da paisagem tradicional açoriana atinge grande relevância para os visitantes.
O Governo dos Açores, desde 2012, já investiu em 6,8 quilómetros de caminhos rurais e florestais na ilha das Flores cerca de 1,5 milhões de euros.
Agricultura e Mar Actual