Início / Agricultura / Açores. Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas vai ter novos estatutos

Açores. Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas vai ter novos estatutos

O Conselho do Governo Regional dos Açores aprovou recentemente uma alteração aos estatutos do IAMA – Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas, que vai ser submetida à Assembleia Legislativa Regional, e que visa um melhor conhecimento dos preços de produção, comercialização e transformação dos agroalimentos.

Segundo o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, sendo esta alteração aos Estatutos do IAMA aprovada pela Assembleia Regional há “condições de publicar os preços do custo de produção de alguns agroalimentos, como seja o leite e a carne”.

“É uma atitude de transparência, que permite uma melhor actuação governativa dirigida ao agroprodutivo nos Açores” adiantou António Ventura, referindo ainda que com esta alteração, “o IAMA passa regularmente a disponibilizar informação, desde o produtor ao consumidor, sobre o custo de produzir um agroalimento”.

Esta alteração irá abranger todas as ilhas e com uma recolha de dados que terá em conta várias dimensões e realidades agrícolas e pecuárias, informa o Executivo açoriano.

“Uma actuação política que também pretende sensibilizar os açorianos para o consumo dos nossos agroalimentos”, frisou ainda, destacando que o consumo dos agroalimentos regionais “é uma alavanca de desenvolvimento para os Açores”, realça António Ventura.

Recorde-se que um dos objectivos para a actual legislatura consistia numa “melhor transparência na formação dos preços nas fileiras agroprodutivas e no urgente diálogo entre todos os intervenientes”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.