Início / Agricultura / Açores entregam a Capoulas documento com contributos para o futuro da PAC

Açores entregam a Capoulas documento com contributos para o futuro da PAC

O secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, 21 de Março, na Horta, que será entregue na Assembleia Legislativa o documento com os contributos dos Açores para o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020.

João Ponte já teve a oportunidade de entregar o documento ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e no gabinete do Comissário Europeu de Agricultura, em Bruxelas.

“Para que não restem quaisquer dúvidas em relação ao posicionamento do Governo, argumentos e visão global sobre o futuro da PAC farei chegar a esta Assembleia os contributos da Região para a revisão da PAC pós 2020”, afirmou João Ponte, no encerramento de um debate sobre a produção de leite e lacticínios nos Açores e a estratégia pós 2020.

Contributos

O documento, que resulta dos contributos recebidos de vários membros do Conselho Regional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, com destaque para a Federação Agrícola dos Açores, defende a necessidade de uma PAC mais forte, capaz de responder aos desafios do sector agrícola na Região.

Para o governante açoriano, há desafios a vencer no imediato e no pós 2020, salientando a capacidade dos agricultores em resistir e continuar a produzir com qualidade, mesmo em períodos de crise.

Respostas ao sector leiteiro

O secretário Regional reiterou ainda que o Governo dos Açores está a trabalhar, em colaboração com as associações e cooperativas, na afinação da estratégia que permite em cada momento dar as melhores respostas ao sector leiteiro.

“O Plano e Orçamento, o Programa do Governo, o PRORURAL+, o POSEI e os diferentes programas regionais de apoio ao sector espelham bem a nossa estratégia para o futuro da agricultura nos Açores”, disse João Ponte, acrescentando que passa por melhorar o rendimento dos agricultores e garantir a sustentabilidade do sector.

A qualidade, a inovação, os novos mercados e a valorização, segundo João Ponte, mais do que chavões são desafios para os quais todos os agentes devem estar mobilizados e a que a próxima PAC deve dar resposta cabal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.