O director Regional da Agricultura dos Açores afirmou hoje, 5 de Outubro, na Graciosa, que os agricultores devem aproveitar mais e melhor todas as oportunidades criadas pelos vários investimentos públicos concretizados na ilha, de modo a aumentar os rendimentos dos produtores e criar novas oportunidades de negócio.
“O novo Matadouro da Graciosa, um investimento em execução de cerca de cinco milhões de euros, as novas instalações da Adega e Cooperativa Agrícola, já inauguradas, a beneficiação dos caminhos agrícolas e o reforço do abastecimento de água são investimentos que devem ser potenciados de modo a melhorar o vosso rendimento e a promover novas oportunidades de negócio”, disse José Élio Ventura.
O director Regional, que falava nas comemorações do Dia do Agricultor na Graciosa, salientou que a ilha dispõe de boas condições para que os agricultores possam continuar a progredir, a inovar e a investir, por exemplo, na área do comércio da carne, na viticultura ou na produção de hortícolas.
Sector leiteiro
Relativamente ao sector leiteiro, apesar de alguns sinais de retoma, José Élio Ventura salientou que “permanece de forma inquietante sem aproximação” o preço pago ao produtor nos Açores, comparativamente com o resto do país e a União Europeia.
“Importa continuar a desafiar a indústria para a transformação de produtos com mais valia e que possam ostentar a referência à Marca Açores”, frisou, acrescentando que “a ilha Graciosa tem características de produção que podem ser potenciadas em produções biológicas, de pastagem e com a referência à Reserva da Biosfera”.
Produzir com mais qualidade
Produzir com mais qualidade, apostando em produtos diferenciadores, que tragam maior valor acrescentado e conquistar novos mercados são metas permanentes que, segundo José Élio Ventura, podem ser alcançadas pelos agricultores de todas as ilhas dos Açores.
Para o director Regional, a comemoração deste Dia do Agricultor é uma excelente oportunidade de confraternização, reflexão e para promover os bons produtos agropecuários da Graciosa, tais como a carne, os queijos ou o vinho, tendo este último alcançado uma recente e justificada valorização no mercado.
“Este dia deve também constituir um estímulo contínuo a todos aqueles que trabalham no sector agrícola, realçando o valor e a importância do seu contributo para a economia desta ilha e dos Açores”, disse José Élio Ventura, assegurando que o Governo dos Açores está e estará sempre ao lado dos agricultores, na procura das melhores soluções para o sector.
Agricultura biológica
O potencial da agricultura biológica nos Açores, a certificação em modo de produção biológica, as castas de vinhos dos Açores e a cria e recria de bovinos foram temas em destaque durante o Dia dos Agricultor na Graciosa, que contou com a intervenção de diferentes oradores.
O programa do evento inclui ainda um espectáculo equestre, uma bezerrada e a promoção da carne açoriana, através de um almoço churrasco.
Agricultura e Mar Actual