Início / Agenda / Açores: candidaturas a apoio à formação de jovens agricultores abrem na próxima semana

Açores: candidaturas a apoio à formação de jovens agricultores abrem na próxima semana

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores revelou hoje, 2 de Setembro, que têm início na próxima semana as candidaturas ao Programa de Apoio à Formação de Jovens Agricultores (FORJAGRI), que permite comparticipar despesas relacionadas com o reforço de competências e conhecimentos profissionais de quem está a iniciar o seu percurso no sector agrícola.

“Estamos em condições de lançar na próxima semana a primeira medida no âmbito do programa Jovem Agricultor, designada por FORJAGRI, que permite atribuir aos jovens agricultores um apoio a fundo perdido de 50%, que corresponde até ao valor máximo de 1.000 euros, para comparticipar despesas com a formação”, afirmou João Ponte, que falava no final de uma reunião com a Direcção da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

Novos apoios

O governante adiantou que, brevemente, será também lançada outra medida de apoio no âmbito do programa Jovem Agricultor, que se prende com um apoio complementar regional ao prémio do PRORURAL+ relativo à primeira instalação de jovens agricultores.

“Poderão beneficiar desta ajuda regional todos os jovens que se instalaram no sector nos últimos cinco anos”, adiantou João Ponte, acrescentando que a ajuda regional tem um valor máximo de 3.000 euros anuais, que será atribuída em função do volume de negócios das explorações.

No actual quadro comunitário entraram para o sector agrícola nos Açores 242 jovens, cujas candidaturas relativas à primeira instalação foram apoiadas.

“Além destas medidas que vamos agora lançar existem outras previstas, ao nível de bonificações e majorações, mas que implicam alterações de decretos legislativos regionais existentes, o que só irá ocorrer na próxima legislatura”, referiu João Ponte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.