Início / Agricultura / Açores candidatam-se em Bruxelas para promoção de lácteos e vinho nos EUA, Canadá e Macau

Açores candidatam-se em Bruxelas para promoção de lácteos e vinho nos EUA, Canadá e Macau

O secretário Regional da Agricultura e Florestas açoriano anunciou ontem, 9 de Fevereiro, que a Região, no âmbito do Centro de Leite e Lacticínios dos Açores (CALL), “vai apresentar uma candidatura a Bruxelas” para a promoção de produtos lácteos, associando também o vinho, tendo em vista “encontrar novos mercados”.

João Ponte falava no final da reunião do CALL que decorreu em Ponta Delgada e na qual participou pela primeira vez enquanto titular da pasta da Agricultura. O CALL tem por missão acompanhar e intervir no sector do leite e lacticínios da Região e nele têm assento o Governo Regional, a produção e a indústria.

“Neste momento, estamos a discutir quais os mercados alvo, mas já identificamos os Estados Unidos, o Canadá e Macau”, adiantou o secretário Regional.

A escolha destes mercados deve-se ao facto de, nos Estados Unidos e Canadá, existir “uma presença grande de portugueses e Açorianos”, salientando o secretário Regional que “será mais fácil encontrar interlocutores em termos de distribuição”.

Macau tem um potencial enorme

A escolha de Macau justifica-se, segundo João Ponte, “porque tem um potencial enorme, é um território com ligações históricas a Portugal e onde ainda existem muitos portugueses e empresas do nosso país”, acrescentando que Macau é também “uma porta de entrada para a China, com uma localização estratégica extremamente importante”.

“Trata-se de um mercado que nos poderá dar um ‘input’ muito positivo em termos de vendas no futuro”, frisou o secretário Regional. Para João Ponte, “na Europa não faz sentido promover produtos lácteos porque há excedentes”. “Temos de procurar mercados que sejam capazes de valorizar os nossos produtos, porque isso é que sustenta toda a cadeia de valor”, afirmou.

João Ponte considerou que esta é “uma oportunidade para a Região, a indústria e o sector agrícola açoriano encontrarem novos mercados, aproveitando os fundos comunitários que financiam este tipo de campanhas”.

A Comissão Europeia anunciou recentemente um novo pacote de medidas para a promoção de produtos agrícolas europeus dentro do espaço comunitário e em países terceiros. No caso que interessa aos Açores, há uma dotação superior a 12 milhões de euros a nível europeu que depois será distribuída em função dos melhores projectos.

“Ao associarmos o vinho aos produtos lácteos, nomeadamente ao queijo, vai resultar numa bonificação em termos de candidatura”, adiantou João Ponte. Embora só possam candidatar-se associações, e não particulares, João Ponte manifestou confiança no sucesso da candidatura açoriana.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.