Câmara de Setúbal investe em estilhaçador para resíduos de poda e faz fertilizante

A Câmara Municipal de Setúbal investiu cerca de 40 mil euros num estilhaçador de resíduos de poda. Assim, desde 8 de Fevereiro, o reaproveitamento dos resíduos verdes resultantes de trabalhos de podas de árvores e arbustos no concelho é potenciado graças a uma máquina de processamento de troncos e ramos.

A autarquia explica ue o equipamento, designado de estilhaçador, processa resíduos de madeira, troncos com dimensão até trinta centímetros de diâmetro e copas de árvores inteiras, produzindo estilha de madeira, posteriormente reutilizada para composto nas hortas urbanas e nos jardins municipais.

Adubo e fertilizante

A máquina efectua o reaproveitamento através de um sistema de rotor laminado que corta os pedaços de madeira, transformando-os em adubo e fertilizante. “A facilidade de operação, o baixo consumo e a manutenção rápida e acessível são algumas das vantagens do estilhaçador adquirido pela autarquia, uma vez que, até aqui, as árvores eram cortadas e encaminhadas para aterro ou queima”, explica um comunicado da Câmara.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.