Início / Apoios e Oportunidades / Açores avançam com programa de formação e qualificação profissional “Pescador Mais”

Açores avançam com programa de formação e qualificação profissional “Pescador Mais”

O Governo Regional dos Açores vai implementar a curto prazo, o “Pescador Mais”. Trata-se de um programa baseado no modelo do Reactivar, de qualificação de adultos, mas exclusivamente dedicado às pescas. O anúncio foi feito pelo secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, no encerramento de mais uma edição da Semana das Pescas, que teve lugar na Horta, entre 3 e 6 de Abril.

“Trata-se de um novo projecto, baseado no modelo da Reactivar mas que incluirá um tronco exclusivamente dedicado às pescas e que permitirá, no verdadeiro sentido, falar-se da carreira de pescador, abrindo portas para que quem queira enveredar por esta profissão, faça-o alcançando equivalência aos quarto e sexto ano da escolaridade. Será este o passo fundamental para se alcançar, numa fase posterior, o acesso a níveis superiores como arrais de pesca ou mestre”, adiantou Manuel São João.

E salientou que “esse é o trabalho, sabendo que não se faz de um dia para o outro, que estamos a trilhar, para muitos de forma silenciosa, mas que queremos continuar a desenvolver, sabendo, igualmente, que os resultados nunca serão obtidos a curto prazo”.

Programa Reactivar

O Programa Reactivar, sendo da iniciativa das Secretarias Regionais da Educação e Formação e do Trabalho e Solidariedade Social, assume-se como um Programa que visa qualificar adultos e desenvolve-se, preferencialmente, segundo Percursos de Dupla Certificação, isto é, conferindo uma certificação profissional relativa a uma formação de Nível 1, 2 ou 3, associada a uma progressão escolar, com equivalência ao 2.º e ao 3.º Ciclos do Ensino Básico ou ao Ensino Secundário e, ainda uma formação de Nível 4 que poderá possibilitar creditação de acordo com protocolos celebrados com instituições do Ensino Superior.

A título excepcional pode ser desenvolvida:

  • Apenas a componente de Habilitação Escolar, e que substitui os anteriores Cursos de Alfabetização e Actualização de Competências de Literacia (AACL), no âmbito da educação extra-escolar, correspondentes aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, por cursos de estrutura equivalente, agora denominados Cursos de Nível Básico de Educação B1, B2 e B3, e de Nível Secundário de Educação designados S3-Tipo A, S3-Tipo B e S3-Tipo C, passando a abranger toda a população adulta que busca apenas uma habilitação escolar, mediante a realização exclusiva de Cursos da Formação de Base.
  • Apenas a componente de Formação Tecnológica correspondente, para os adultos já detentores do 3.º ciclo do ensino básico ou do nível secundário de educação, que pretendam obter uma dupla certificação.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Árvore do Ano 2025. Figueira dos Amores lidera com 1.613 votos. Votações até 11 de Dezembro

Partilhar              A UNAC – União da Floresta Mediterrânica promove mais uma edição da iniciativa nacional para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.