A 5.ª Conferência Global de Enoturismo, organizada pelo Organização Mundial do Turismo, que está a decorrer em Reguengos de Monsaraz, foi marcada pela assinatura do Memorando de Entendimento para a criação do Conselho Estratégico Nacional do Enoturismo, do qual os Açores fazem parte através da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia.
A assinatura deste Memorando, que contou com a presença do secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, pressupõe a estreita articulação entre os diferentes ‘players’ públicos e privados, nacionais e regionais, a articulação das iniciativas entre as várias regiões de turismo e Regiões Autónomas, bem como formular recomendações com base nas prioridades estratégicas definidas pela Estratégia Turismo 2027, explica uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
Adicionalmente às entidades ligadas ao turismo, fazem ainda parte entidades como a Viniportugal, o Instituto da Vinha e do Vinho, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho ou a Associação das Rotas do Vinho de Portugal.
Coordenação do Turismo de Portugal
Este Conselho Estratégico Nacional do Enoturismo, que terá a coordenação do Turismo de Portugal, permitirá aos Açores fazer parte de um grupo de reflexão, de debate e de concertação sobre um produto em crescimento a nível mundial e no qual Portugal pretende posicionar-se como um destino de referência.
“Os Açores encontram neste produto a oportunidade de diversificar a sua oferta em termos de produtos turísticos. A qualidade dos vinhos dos Açores é cada vez mais reconhecida a nível nacional e internacional, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido na recuperação das vinhas e na qualificação do sector privado”, refere a mesma nota de imprensa.
Agricultura e Mar Actual