Início / Agricultura / Açores assinalam Dia Mundial do Vigilante da Natureza com Encontro Regional em Santa Maria

Açores assinalam Dia Mundial do Vigilante da Natureza com Encontro Regional em Santa Maria

O secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, Alonso Miguel, assinalou, esta segunda-feira, dia 31 de Julho, o Dia Mundial do Vigilante da Natureza, com a realização de um Encontro Regional de Vigilantes da Natureza, na Ilha de Santa Maria.

No início dos trabalhos, Alonso Miguel realçou que “os Vigilantes da Natureza dos Açores desempenham um papel fundamental na monitorização e preservação do nosso património natural e são a primeira linha de defesa da qualidade ambiental das nossas ilhas, que é um dos principais activos da Região”, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

E salientou, ainda, “a importância da sua actuação na vertente de educação e sensibilização ambiental da comunidade, que é um aspecto absolutamente fundamental para uma mudança de atitude e para a adopção de hábitos e comportamentos ambientalmente sustentáveis”.

O governante assumiu que, por estas razões, “o Governo Regional tem-se empenhado na melhoria das condições de trabalho destes profissionais, por exemplo, com a aquisição de equipamentos e viaturas, mas, sobretudo, com o reforço do próprio corpo de vigilantes da natureza na Região, com o objectivo de aumentar a sua capacidade de actuação”.

“Recordo que, neste momento, e tal como previsto no Programa do XIII Governo dos Açores, estão em curso os procedimentos para a contratação de mais 12 efectivos para reforço do Corpo de Vigilantes da Natureza”, garantiu.

O responsável pela pasta do Ambiente sublinhou que “este Encontro Regional decorrerá durante 3 dias, contemplando diversas iniciativas, tais como demonstrações de voos de drone, recentemente adquiridos para cada um dos 9 Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas de Ilha, num investimento de cerca de 62 mil euros, e que ficarão ao dispor também das equipas de Vigilantes da Natureza”.

“Com estes equipamentos garante-se um aumento da eficiência na realização de acções de fiscalização e vigilância, principalmente em locais de difícil acesso, possibilitando ainda, com tecnologia de precisão, a recolha de imagens e vídeos de alta qualidade, capazes de gerar modelos tridimensionais e ortomosaicos, permitindo, desta forma, acompanhar as alterações que possam ocorrer no nosso território natural”, explicou ainda o responsável pela tutela da pasta do Ambiente na Região.

Formação de primeiros socorros em aves selvagens

Os últimos 2 dias do Encontro Regional são dedicados a uma formação de primeiros socorros em aves selvagens, com componente teórica e prática, “munindo assim os nossos Vigilantes da Natureza de conhecimento para actuar, numa primeira abordagem, em situações de contacto com animais feridos”, concluiu o Secretário Regional.

Neste Encontro Regional, que se realiza entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, pela primeira vez na Ilha de Santa Maria, participam 38 Vigilantes da Natureza, de todas as ilhas, bem como os Directores dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas e dos Parques Naturais de Ilha, sendo a formação em primeiros socorros em aves selvagens ministrada pela bióloga Fábia Azevedo e pela veterinária María Casero, do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.