A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores vai apresentar, até ao final do ano, os Planos Agroprodutivos Sectoriais para áreas da horticultura, floricultura, vitivinicultura, bovinicultura de leite e de carne, entre outras.
Para o efeito, estão constituídos vários grupos de trabalho no âmbito de algumas temáticas da agropecuária regional, com vista a estabelecer uma estratégia agroprodutiva em consonância com as nove ilhas da Região.
Essa concertação entre todas as ilhas, adianta o secretário Regional da tutela, António Ventura, tem o objectivo de “melhorar o auto-abastecimento alimentar, aumentar a exportação, criar emprego, combater o envelhecimento humano e fixar jovens”.
Segundo António Ventura, pretende-se também “promover a naturalidade da terra, melhorar o conteúdo nutricional dos alimentos, garantir o bem-estar animal e assegurar a sustentabilidade dos recursos produtivos, como o solo e a água”.
Os grupos de trabalho serão constituídos por técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, por técnicos da Federação Agrícola dos Açores, por professores da Universidade dos Açores e por personalidades reconhecidas para os fins agrotemáticos indicados.
Participação da sociedade
O responsável pela pasta da Agricultura apela a uma participação genérica da sociedade açoriana nesses planos estratégicos – que irão definir a agroprodução para os próximos anos -, com recurso a “ideias, propostas e sugestões”.
“Considero que esta participação se enquadra numa democracia participativa”, refere António Ventura, evidenciando a importância da mesma para se construir uma “orientação agroprodutiva devidamente assente na realidade de cada um dos nove territórios” dos Açores.
Para o governante, a agroruralidade poder assumir-se como “um dos motores da recuperação económica dos Açores”.
Os interessados a prestarem os seus contributos nestes planos estratégicos devem utilizar para o efeito o endereço de email info.sradr@azores.gov.pt ou contactar a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do telefone 292 208 800.
Agricultura e Mar Actual