Início / Agricultura / Açores analisa várias soluções para reestruturar o sector leiteiro

Açores analisa várias soluções para reestruturar o sector leiteiro

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores afirmou hoje, 18 de Janeiro, em Ponta Delgada, que estão a ser avaliadas várias soluções com vista à reestruturação do sector leiteiro, que poderá passar por uma eventual contenção da produção nas ilhas de São Miguel e Terceira, com o objectivo de melhorar o rendimento aos produtores.

Para João Ponte, as medidas que vierem a ser definidas para conter a produção de leite nas duas ilhas que mais produzem terão sempre que assegurar que continua a haver actividade agrícola, a sustentabilidade das explorações e um rendimento satisfatório para os agricultores.

Redução de 20% na produção de leite

O titular da pasta da Agricultura, que falava à margem da reunião do Centro Açoriano de Leite e Lacticínios (CALL), adiantou que a Federação Agrícola dos Açores apresentou uma proposta que passa pela redução facultativa, até 20%, na produção, mantendo-se os apoios do POSEI como se os produtores estivessem a produzir a 100%.

“Naturalmente, vamos agora analisar esta proposta com mais detalhe nas próximas semanas, para avaliar os impactos que poderá ter em termos das explorações e do rendimento dos produtores”, referiu João Ponte.

Em análise esteve também a possibilidade de introduzir alterações no programa POSEI 2020, que passem por substituir a actual forma de pagamento das ajudas, que têm por base a quantidade de litros de leite produzidos.

Afirmar a imagem de sustentabilidade ambiental

Para o governante, importa, por exemplo, criar condições para afirmar a imagem de sustentabilidade ambiental dos lacticínios açorianos, que valorizem a imagem de natureza e pastagem e permitam encontrar novos mercados dispostos a pagar mais pela produção.

“Outra proposta em discussão tem a ver com a reconversão das explorações de leite para a produção de carne. Pretende-se que o conjunto das ajudas que o produtor de leite recebe actualmente sejam transformadas em direitos para aleitantes, permitindo que o agricultor mantenha a actividade agrícola ligada à terra”, adiantou João Ponte, acrescentando que esta proposta não significa terminar com a produção de leite em São Miguel e Terceira, onde o sector leiteiro é estratégico, mas sim encontrar uma solução para a produção excedente.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou ainda que, quer a produção, quer a indústria, com acento no CALL, consideraram muito positiva esta reunião, enquanto ponto de partida para uma reflexão alargada sobre o que se pretende para o setor do leite no futuro e como conseguir valorizá-lo.

Agricultura e mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.