O anúncio de abertura de um concurso público para a florestação de 61 hectares em terreno integrado na área de intervenção do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica das Furnas, nos Açores, foi publicado no Diário da República. O prazo para a entrega das propostas termina no próximo dia 9 de Março.
Todas as espécies florestais a utilizar são endémicas, contribuindo também para a reposição dos ecossistemas naturais e da paisagem que lhe está associada.
Este projecto de florestação insere-se num conjunto vastos de acções que visa a melhoria da qualidade da água da Lagoa das Furnas e promove a substituição de terrenos de pastagem, até há pouco com actividade pecuária, por floresta, proporcionando a redução da carga excessiva de nutrientes presentes no solo, actuando sobre o escoamento das águas superficiais, na compactação do solo e nas capacidades de drenagem e de infiltração do mesmo, contribuindo, de uma forma natural, para a melhoria da qualidade da água do estado trófico da lagoa das Furnas.
Agricultura e Mar Actual