Ao fim de quatro anos de negociações, a União Europeia (UE) e o Japão concluíram um acordo comercial que permite potenciar as exportações de vinhos europeus, com a eliminação de taxas alfandegárias de importação. O acordo deverá entrar em vigor em 2019.
O acordo foi firmado pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e reconhece uma série de práticas vinícolas actualmente utilizadas pelos vinhos europeus e reconhecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o que contribuirá para a eliminação de algumas barreiras técnicas existentes.
O sector vinícola espera agora que o Parlamento Europeu ratifique o acordo quanto antes para garantir que possa entrar em vigor, previsivelmente, durante o ano de 2019.
Segundo parceiro comercial da UE na Ásia
O Japão é a quarta economia mais rica do Mundo e o segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia. Com quase 747 milhões de euros de exportações em 2016, é o quinto mercado de destino para os vinhos da UE. No entanto, a quota de mercado dos vinhos europeus tem vindo a descer nos últimos anos em favor de outros países concorrentes que têm beneficiando da falta de acordos aduaneiros com a UE.
Agricultura e Mar Actual