A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense informa que o workshop “As leveduras do vinho ao serviço da sustentabilidade na vinha”, que pretende apresentar os resultados finais do projecto ABCyeasts, realiza-se no próximo dia 21 de Março, no Auditório do Régia-Douro Park, em Vila Real.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, aqui.
O ABCyeasts — Um portfólio de leveduras Antagonistas para BioControlo de Agentes fito patogénicos numa viticultura sustentável, é um projecto que teve como promotor a Proenol – Indústria Biotecnológica e como co-promotores, a UTAD — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a ADVID. A Sogrape participou na qualidade de stakeholder, através da disponibilização das suas vinhas para a realização dos ensaios a implementar.
Este projecto teve como objectivo investigar e desenvolver produtos inovadores, baseados em leveduras, com acção antagonista contra agentes fitopatogénicos presentes na vinha, de fungos biotróficos e não biotróficos, bem como microorganismos que contaminam as uvas pós-colheita. Estes produtos representam soluções biológicas, que idealmente poderão substituir ou, pelo menos, permitir a redução da utilização dos produtos químicos de controlo microbiológico na indústria vitivinícola.
Agricultura e Mar