A “Tarifa Açores”, que disponibiliza passagens de ida e volta de até 60 euros para residentes nos Açores, só se inicia amanhã, 1 de Junho, mas já existem “cerca de 8.200 reservas efectuadas” e, conforme a procura venha a evoluir, “a SATA tem várias soluções alternativas para atender” aos fluxos de passageiros, garante o secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges.
“O Executivo açoriano teve a preocupação de ter soluções para as várias configurações de procura que viesse a existir”, realçou o governante. Mário Mota Borges falava após simbolicamente se ter deslocado a uma agência de viagens na cidade micaelense para recolher um bilhete para uma viagem a efectuar na manhã de amanhã, 1 de Junho.
Aluguer de aviões em último caso
Sobre a “grande procura” registada nos primeiros dias de vendas, o governante assegurou: “a SATA tem soluções que podem passar pela reafectação da frota existente ou o aluguer de aviões, visando acrescentar a oferta tal a procura o justifique”.
Porém, no cenário actual tal não se justifica que haja uma solução para uma procura máxima, entende o secretário Regional com a tutela dos Transportes, sendo que a situação orçamental da transportadora açoriana obriga também a uma contenção de custos.
Quanto à captação de turistas madeirenses, o governante desmente críticas de que a promoção nos Açores não esteja a ser feita, e deu como exemplo a “a chegada amanhã ao porto de Ponta Delgada de um cruzeiro oriundo do Funchal”.
Agricultura e Mar Actual