Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projectos vencedores do Prémio TransforMAR — promovido pelo Lidl Portugal —, lançado este ano para tornar a iniciativa ainda mais abrangente. Os três projectos receberam um total de 30 mil euros.
O programa TransforMAR surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus. Desde 2018, o TransforMAR recolheu mais de 253 toneladas de resíduos plásticos e metal das praias, mares e rios portugueses, transformando-os em benefício da comunidade.
Um dos três projectos vencedores, o Life SeaBIL, liderado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, tem o objectivo de reduzir o impacto directo e indirecto do lixo marinho nas aves que dependem dos ecossistemas costeiros e marinhos, além de promover a consciencialização e incentivar práticas mais ecológicas. A sua principal prioridade será continuar a recolher dados mensais nas Berlengas, monitorizar as aves arrojadas, reunir cientistas, autoridades e entidades reguladoras em prol da identificação das melhores soluções.
O Ocean4Fuel, um projecto submetido pela Universidade de Aveiro — Centro de Estudos do Ambiente e do Mar —, foi outro dos vencedores. A sua missão consiste em transformar plásticos marinhos, que poluem os oceanos e afectam os ecossistemas, em combustível líquido. Para isso, utiliza um processo denominado pirólise, que permite produzir um combustível compatível com a gasolina e gasóleo, oferecendo uma solução sustentável para enfrentar dois grandes desafios globais: a poluição marinha e a crise energética e ambiental associada aos combustíveis fósseis.
Apresentado pelo Instituto de Telecomunicações, o projecto Mesmerising, o terceiro vencedor, concentra-se no desenvolvimento de tecnologias para a monitorização em tempo-real de microplásticos em meios aquáticos. Isso permitirá identificar e caracterizar os diminutos microplásticos, recorrendo a canais microscópicos para conduzir a água por sensores electromagnéticos, cujos dados serão recolhidos e processados por sistemas electrónicos avançados.
As inscrições para o Prémio TransforMAR decorreram durante os meses de Junho a Setembro deste ano. As 38 candidaturas recebidas foram avaliadas segundo critérios estratégicos: alinhamento com o objectivo de protecção do oceano e dos ecossistemas aquáticos; robustez e/ou capacidade de implementação; inovação e criatividade; e qualidade do pitch, refere uma nota de imprensa do Lidl Portugal.
Podiam candidatar-se projectos nas áreas de redução de plástico nos oceanos; limpeza dos mares e orla costeira; transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos; protecção das espécies marinhas e sensibilização e/ou educação ambiental.
Sustentabilidade nas praias
A par do Prémio TransforMAR em 2024, o Lidl Portugal levou “a sua forte estratégia de sustentabilidade a 10 praias de Norte a Sul do País, durante o mês de Agosto, com a dinamização de actividades de sensibilização para toda a família”, adianta a mesma nota.
Além disso, entre Junho e Julho, foram realizadas actividades para colónias de férias em 18 praias, aproximando-nos da comunidade escolar, promovendo acções lúdico-pedagógicas para crianças. Em parceria com a ONG Brigada do Mar, o Lidl Portugal promoveu 11 acções de limpeza na costa portuguesa, tanto em praias como nos rios, contribuindo para a descontaminação e protecção destas zonas, bem como dos ecossistemas aquáticos.
Agricultura e Mar