A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez procedeu à assinatura dos protocolos de 150 mil euros de apoio actividade do mundo rural, com a presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, a várias entidades parceiras e muitos produtores locais.
A Câmara Municipal celebrou um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, a Associação de Pais e a Rescater – Prestação de Serviços destinado à valorização dos produtos locais, através da introdução de carne cachena e outros produtos endógenos nas ementas dos refeitórios escolares.
Foi assinado outro protocolo com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez destinado a apoiar o fomento da produção pecuária no concelho, através da comparticipação de 50% da despesa inerente à sanidade animal, que abrange centenas de produtores de gado do concelho. Por último foi assinado mais um protocolo de apoio às obras de remodelação das instalações da Cooperativa Agrícola, adianta uma nota de imprensa da autarquia. A autarquia com a assinatura destes três protocolos atribuiu apoios no valor global de 150 mil euros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, “a celebração destes protocolos reforça o compromisso com os nossos agricultores e parceiros locais e com a competitividade e a sustentabilidade do mundo rural”. O autarca aproveitou também para destacar “os muitos projectos e iniciativas promovidos no concelho ao longo do ano, bem como a importância de envolver e atrair a comunidade educativa e a população mais jovem para o mundo rural. O desenvolvimento do mundo rural é importante para o desenvolvimento social, económico, ambiental e cultural dos territórios de baixa densidade”.
Por sua vez, João Moura, secretário de Estado da Agricultura referiu que “este é um momento muito importante para o fortalecimento das comunidades agrícolas locais”. Destacou ainda que “em Portugal temos uma actividade rural e um conjunto de produtos endógenos que nos devem encher de orgulho e que devemos valorizar, e Arcos de Valdevez é um exemplo para o país no apoio à actividade do mundo rural”.
Nesta cerimónia foi também apresentado o “Livro Genealógico da Raça Garrana – Stud Book 2016-2020 – Tomo V”, pelo coordenador José Vieira Leite, uma obra que reforça a importância cultural e patrimonial da raça Garrana.
“A Autarquia arcuense pretende com este dinamismo reforçar a competitividade do sector rural, numa perspectiva de crescimento sustentável e de valorização dos recursos locais, procurando criar mais rendimento e emprego e atrair e fixar mais pessoas para o sector e para o concelho”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar