A região do Alto Minho acaba de renovar o seu reconhecimento como Estação Náutica de Portugal, um “selo de qualidade” atribuído na sequência de um processo de renovação de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.
A renovação da certificação foi oficialmente anunciada no passado dia 15 de Novembro de 2024, em Leixões, num evento da Rede de Estações Náutica de Portugal integrado no Business2Sea, refere uma nota de imprensa da CIM Alto Minho.
Refira-se que a Estação Náutica do Alto Minho foi certificada pela primeira vez em Novembro de 2018, no âmbito de um projecto desencadeado pela Fórum Oceano (inspirado nas experiências existentes em França e em Espanha), fazendo actualmente parte de uma rede nacional composta por 38 estações.
Esta iniciativa tem como objectivo “desenvolver redes de oferta turística náutica de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que incluam a oferta de alojamento, restauração, actividades náuticas e outros serviços relevantes para a atracção de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas”, acrescenta a mesma nota.
A renovação da certificação do Alto Minho como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho dos municípios na área do turismo náutico e reforçar uma rede de actuação conjunta de âmbito local e sub-regional, actualmente com cerca de 30 parceiros, que “agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade”.
Objectivos prioritários
Para os próximos três anos, a Estação Náutica do Alto Minho tem como objectivos prioritários promover a sustentabilidade, preservar o património natural e cultural, e destacar a exclusividade do território em mercados estratégicos. Serão desenvolvidas acções como a certificação de municípios e empresas segundo critérios GSTC – Global Sustainable Tourism Council (padrões internacionais de sustentabilidade para destinos turísticos), promoção do património, gastronomia e vinhos, e criação de roteiros turísticos acessíveis, realça a mesma nota.
Nos últimos cinco anos, a Estação Náutica do Alto Minho realizou diversas iniciativas internacionais, que incluíram a participação em feiras como Nauticampo 2022 e Boot 2023, a organização de Fam Trips com jornalistas e operadores turísticos europeus, o apoio à Regata do Caminho Marítimo de Santiago e visitas guiadas à Caravela Vera Cruz, que envolveram mais de 570 alunos.
“A renovação deste reconhecimento reforça o posicionamento do Alto Minho como um destino de excelência para a prática de actividades náuticas, consolidando uma estratégia integrada de desenvolvimento turístico e territorial”, frisa a CIM Alto Minho.
Agricultura e Mar