Início / Agenda / Empreendedorismo feminino no mundo rural. 5ª edição do programa TalentA tem candidaturas abertas

Empreendedorismo feminino no mundo rural. 5ª edição do programa TalentA tem candidaturas abertas

O prazo para apresentar projectos para a 5ª Edição do Programa TalentA, que premeia o empreendedorismo feminino no mundo rural, já está aberto. São premiados os três projectos finalistas, sendo concedido ao projecto vencedor um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

“A participação feminina na área rural é fundamental para o seu futuro. Em Portugal apenas um terço dos projectos agrícolas são liderados por mulheres”, salienta um comunicado de imprensa do Programa TalentA, uma iniciativa organizada desde 2020 pela Corteva Agriscience e a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e das Pescas, “apenas 33% das mulheres lideram projectos agrícolas. Para assegurar o futuro do meio agrícola em Portugal é essencial apostar na participação das mulheres”, realça o mesmo comunicado.

Esta iniciativa pretende encontrar novos projectos a promover através de apoio financeiro, formação, aconselhamento e visibilidade. Tal como na edição anterior, e em resposta aos desafios que o meio rural enfrenta e à necessidade de conseguir uma maior incorporação das mulheres no sector agrícola, a vencedora receberá uma contribuição financeira: o projecto vencedor receberá um prémio de 5.000 euros.

“A participação no TalentA é uma rampa de lançamento para as mulheres que, como Ana Teresa Matos, apostam no empreendedorismo nas zonas rurais”, frisa o mesmo comunicado. “Graças ao Programa TalentA consegui comprar o primeiro tractor da minha exploração. Será um factor essencial à rentabilização e melhoria do estado produtivo das terras agrícolas, assim como para defesa contra incêndios, pelo que estou muito grata”, afirma Ana Teresa.

Reserva do Vale Velho

O projecto de Ana Teresa, a Reserva do Vale Velho, foi o vencedor da 4ª edição do Programa TalentA. Foi premiado pela reflorestação de espécies nativas, pela prática de agricultura sustentável, pela preservação da cultural local, e por ter conseguido harmonizar o convívio entre pessoas e natureza na Reserva do Vale Velho.

Em Portugal, o programa já premiou 12 empreendedoras rurais que viram os seus esforços reconhecidos e receberam apoio para preparar o caminho para as mulheres nas zonas rurais. Os principais critérios de avaliação dos projectos são: a luta contra o despovoamento, o impacto ambiental, económico e social na zona onde se desenvolve ou a inovação e a transformação digital.

O programa, que foi replicado noutros países onde a Corteva está presente, já capacitou mais de 1.200 mulheres de 9 nacionalidades diferentes.

Candidaturas

Para participar nesta quinta edição, os interessados podem apresentar as suas candidaturas através da página www.programatalenta.pt ou esclarecer as suas dúvidas através do email talenta@cap.pt, entre 15 de Outubro de 2024 e 31 de Janeiro de 2025.

Os passos são muito simples, garante a organização:

  • Descarregar os termos e condições da iniciativa
  • Preparar os materiais e a informação da candidatura
  • Enviar os materiais através do preenchimento do formulário disponível em www.programatalenta.pt devendo a documentação complementar, aí identificada, ser enviada por e-mail para talenta@cap.pt.
  • Dar visibilidade à iniciativa através de #ProgramaTalentA.

A Corteva Agriscience, empresa agrícola de referência em tecnologia de sementes, protecção das culturas e agricultura digital, e a CAP vão anunciar as premiadas a 8 de Março de 2025, um momento-chave para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ANEFA acusa Governo de promover “associativismo florestal forçado” com reprogramação do PEPAC

Partilhar              A direcção da ANEFA — Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente considera …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.