Início / Agricultura / Açores. Abertas candidaturas para acompanhamento técnico de campo aos produtores de carne de bovino

Açores. Abertas candidaturas para acompanhamento técnico de campo aos produtores de carne de bovino

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, informa que estão abertas as candidaturas, até ao dia 20 de Outubro, para apoios à promoção de sessões de acompanhamento ou orientação (‘coaching’), em todos os sectores de actividade relacionados com a produção agrícola primária no âmbito dos sectores da carne de bovino.

Estas sessões consistem na disponibilização de apoio técnico especializado dirigido aos produtores agrícolas, com vista a melhorar as suas competências para a gestão dos aspectos económicos, ambientais e sociais do seu negócio, incluindo competências digitais e a utilização de ferramentas inovadoras, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Este apoio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto no tema de abrangência multissectorial “M.01 – Gestão sustentável das explorações agrícolas”, do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis”, decorrente do investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, promovido pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação.

Podem ser concedidos apoios para a realização de sessões de acompanhamento ou orientação, de acordo com as principais necessidades das explorações em matéria de competitividade, transição verde, na qual se inclui a utilização sustentável dos recursos naturais, transição digital, transição energética, sanidade vegetal e animal e bem-estar animal, adianta a mesma nota.

Apoios

O apoio é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável e será atribuído até ao valor fixo limite anual de 1.500 euros por exploração beneficiada com um plano de acompanhamento ou orientação anual, com limite máximo anual de 16.500 euros por beneficiário, proveniente da área geográfica de Santa Maria, Graciosa ou Corvo, e com o limite máximo anual de 24.000 euros por beneficiário, proveniente da área geográfica de São Jorge, Faial, Pico ou Flores, estando limitado a um máximo de 10 explorações por ‘coach’.

“Estamos a promover a vulgarização rural em vários sectores da agroprodução, depois da vitivinicultura, da horticultura e da fruticultura e floricultura agora é vez de apoiar o conhecimento técnico directamente no campo, junto das explorações agropecuárias de carne de bovino. Mais conhecimento no campo é mais eficiência na obtenção do rendimento do produtor, melhor sustentabilidade produtiva e melhor segurança alimentar”, advoga António Ventura, secretário Regional da tutela.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

GNR detém dois septuagenários em flagrante por furto de azeitona em Ourém

Partilhar              O Comando Territorial de Santarém, da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.